Cultura

Curiosidades sobre o idioma Mandarim

Mandarim

Você sabia que o idioma mais falado não é o inglês e sim o mandarim? Pois é, isso porque é o idioma oficial da China, o país mais populoso, então, mais de 1,4 bilhão de pessoas são fluentes.

Além disso, a língua vem crescendo consideravelmente no mundo dos negócios, se tornando uma das mais importantes do mundo e mais procurada para ser estudada.

Existem diversos dialetos falados pelos chineses e, apesar de ser um dos idiomas mais antigos do mundo, a língua só se tornou oficial apenas em 1956.

Aos olhos de pessoas de fora do país, o mandarim pode ser confuso, por ser composto por símbolos. O que é totalmente diferente de outros países do mundo, especialmente do ocidente. Abaixo listamos algumas curiosidades sobre esse idioma:

1 – Mandarim ou Putonghua?

Os povos ocidentais conhecem o idioma oficial da China como Mandarim, já os chineses chamam pelo nome de putonghua.

A palavra “mandarim” surgiu no séculos XVII, quando os portugueses começaram a comercializar com a China. O nome foi dado por conta dos funcionários do governo, que eram encarregados dos contatos comerciais internacionais, que se chamavam Mandarins.

2 – Idioma Pictográfico

Para a maioria das pessoas do mundo, que aprendem idiomas com base no alfabeto romano ou latino, o idioma chinês pode ser um dos mais difíceis de aprender. Isso porque a língua é pictográfica, ou seja, utiliza imagens e símbolos para expressar ideias e palavras, além de o som poder ser pronunciado em quatro tons diferentes.

O mandarim é o único idioma pictográfico que ainda é usado no mundo, tendo cerca de 80 mil caracteres, chamado de hanzi. Apenas 7 mil são usados no dia-a-dia chinês e cada um deles tem seu próprio significado. Muitos dos que são utilizados atualmente foram feitos a partir de desenhos antigos de objetos ou cenários.

3 – Idioma que moldou outros idiomas da Ásia

Por ser um dos principais países do continente, o mandarim influenciou outros idiomas asiático, como o japonês, vietnamita e coreano. Assim como o português e espanhol têm palavras similares, essas línguas têm muito em comum como o idioma oficial da China.

4 – Escrita Chinesa

Há 5 tipos de caligrafias diferentes no idioma chinês, cada um deles representa um estilo de arte na cultura deles. A Chuan Shu é conhecida como escrita de selo, uma das mais antigas formas de escrever; Li Shu é a escrita oficial e arcaica; Kai Shu, escrita de forma; Xing Shu, escrita corrente, e Cao Shu, escrita cursiva.

A mais popular da China é a Chuan Shu, ou escrita de selo, que foi vista pela primeira vez na Dinastia Zhou, em 1045 aC. Outra curiosidade da caligrafia é que elas são feitas de cima para baixo e da esquerda para a direita.

5 – Jiaguwen

No ano de 1500 aC, os textos chineses eram conhecidos por Jiaguwen, pois eram escritos em cascos de tartarugas e ossos de bois. Por isso, boa parte das peças e antiguidades preservadas desta época estão nestes estilos de peças.

 

Quer conhecer mais sobre a China? Leia também: Conheça as 5 principais cidades da China