Considerado a sétima arte, o cinema é uma expressão humana que nos permite conhecer diferentes culturas e tradições. Com o cinema chinês não poderia ser diferente, já que o país conta com uma diversidade cultural imensa.
A história do cinema na China se inicia com seu primeiro curta-metragem chamado Dingjun Shan realizado em 1905, mas foi em 1931 que o primeiro filme cinematográfico com som, chamado Sing-Song Girl Peony, foi lançado.
Nesse período histórico, os filmes tinham por intuito formar ideologias políticas sobre nacionalistas e comunistas, mas com o passar dos anos, o cinema foi se tornando um ambiente para conhecer novos mundos e histórias além das fronteiras.
A indústria cinematográfica da China é representada por Hong Kong e Taiwan que exportam muitas obras para outras nações. E hoje, com tantas opções de Streamings, podemos ter fácil acesso a grandes clássicos e conhecer vários longas além do formato de Hollywood.
Com isso, trouxemos uma lista com os 10 melhores filmes chineses que são dignos de uma maratona. Confira:
- Adeus minha Concubina
- Amor à Flor da Pele
- Vivo
- Operação Dragão
- Assuntos infernais
- A Lenda Do Mestre Invencível
- A 36ª Câmara de Shaolin
- Herói
- Luxúria, Cuidado
- O tigre e o Dragão
1 – Adeus minha Concubina
“Farewell My Concubine” é um filme literário dirigido por Chen Kaige e se passa em Pequim de 1925.
O longa conta a história de dois meninos pobres, sem lar, que cresceram juntos e aprenderam a arte da interpretação na academia “Toda Sorte e Felicidade”.
Desde seu lançamento em 1933, quebrou recordes de bilheteria tanto na China quanto nos Estados Unidos.
Foi a primeira produção chinesa vencedora da Palma de Ouro em Cannes. No mesmo ano, recebeu o Golden Globe como melhor filme de língua não inglesa. Também foi classificado como um dos 100 melhores filmes da história do mundo.
2- Amor à Flor da Pele
Ganhador do Prêmio César do Cinema Francês de Melhor Filme e considerado como o Melhor Filme Asiático pela CNN, “In the Mood for Love” é um romance lançado em 2000 e dirigido por Wong Kar-wai.
A obra é considerada por vários críticos como a melhor história de amor já retratada.
Sua simbolização do amor, mostra suas vulnerabilidades e complexidades entre pessoas comuns. Possui uma das trilhas sonoras mais bonitas, além de contar com uma fotografia impecável.
3- Vivo
“To Live” é um dos maiores filmes da China contemporânea, dirigido por Zhang Yimou.
A obra cinematográfica é uma adaptação do romance de Yu Hua e conta a história de Fugui (Ge You), um jogador compulsivo que perde a esposa e a casa por conta do seu vício.
Depois de sua brilhante atuação, Ge You se tornou o primeiro ator chinês a ganhar como Melhor Ator no Festival de Cannes.
4 – Operação Dragão
Bruce Lee deixou um marco na história dos filmes de ação. “Enter the Dragon” foi co-produzido pela Golden Harvest Pictures e Warner Pictures em 1973, dirigido por Goros (Robert Close).
A obra conta principalmente a história do discípulo de Shaolin Li (Bruce Lee), que durante uma competição de artes marciais, em uma ilha isolada, investiga secretamente as atividades ilegais do proprietário da ilha Han.
O filme foi selecionado entre os 67 filmes que mudaram o mundo pela revista americana “Total Film”.
5 – Assuntos infernais
“Infernal affairs” é um filme policial produzido por Nansu Shi e John Chong, lançado em 2002. No longa, o cadete de polícia idealista Chan Wing-Yan (Tony Leung) é recrutado pelo Superintendente de Polícia Wong (Anthony Wong) para se disfarçar como membro da sociedade criminosa da Tríade.
O sucesso de Infernal Affairs na indústria cinematográfica de Hong Kong não era esperado, porém se tornou um dos filmes mais vendidos não apenas em Hong Kong, mas também em Hollywood na última década.
6 – A Lenda Do Mestre Invencível
Não tem como falar em cinema chinês sem mencionar um dos astros mais famosos, Jackie Chan.
Conhecido por seus inúmeros filmes que envolvem muita ação e Kung Fu, um de seus filmes mais famosos e importantes na China é “The Legend of Drunken Master”, lançado em 1994.
O filme é uma continuação da história de “Drunken Master” (1978) e conta sobre um grupo terrorista internacional que decide roubar um tesouro da nação chinesa, sendo o jovem lutador Wong Fei-Hung (Jackie Chan) a última esperança.
7 – A 36ª Câmara de Shaolin
Lançado em 1978, dirigido por Liu Chia-liang e estrelando Gordon Liu, “Shao Lin san shi liu fang” é considerado o maior filme de Kung Fu já feito.
O longa-metragem mostra a trajetória de Yude para se tornar Monge San Te. Durante uma rebelião, ele consegue escapar buscando refúgio em um templo Shaolin que o aceitou como discípulo.
Seu treinamento em todas as 35 câmaras do templo para dominar a arte do Kung Fu, traz grandes desafios com várias técnicas mortais.
8 – Herói
Outro ator que não poderia ficar fora da lista é o Jet Lee, também conhecido por seus filmes de ação que mostram artes marciais milenares e tradições de seu país.
Neste clássico, Jet Li retorna às suas raízes de Hong Kong como um espadachim sem nome que é convidado pelo rei a narrar seu feito heroico no palácio.
Baseado em fatos históricos, se passa na China ancestral, antes do surgimento do primeiro imperador. O guerreiro sem nome narra suas batalhas, que são apresentadas em flashbacks.
O uso das cores para demonstrar as verdades e mentiras contadas pelo herói é um belo experimento narrativo que possui papel essencial na construção de diferentes versões de uma mesma história.
9 – Luxúria, Cuidado
“Lust, Caution” é um filme que fala sobre um amor impossível em tempos de guerra. Dirigido por Ang Lee, é um dos mais aclamados pelos críticos.
Adaptado com base em eventos ocorridos após a ocupação japonesa de Xangai, mostra um grupo de estudantes universitários tentando assassinar um alto funcionário do governo controlado pelos japoneses.
É o segundo filme de Lee a receber o prêmio Leão de Ouro no Festival de Cinema de Veneza.
10 – O Tigre e o Dragão
Outra obra-prima de Ang Lee, “Crouching Tiger, Hidden Dragon” é até hoje visto como um dos melhores filmes de ação de todos os tempos.
O início da jornada começa após uma espada sagrada ser roubada da posse de Yu Shu Lien (Michelle Yeoh), que ela mesma recebeu do lendário Mestre Li.
Conhecido mundialmente, o filme recebeu vários prêmios como Oscar e o Globo de Ouro em 2001.