Matéria publicada originalmente no dia 02 de agosto de 2022
A China é a principal potência comercial de mercadorias do mundo, “Made in China” tem integrado há muito tempo na vida de produção das pessoas ao redor do mundo. Hoje em dia, os produtos culturais chineses também estão a tornar-se globais a um ritmo acelerado.
Em 2021, o total do comércio cultural externo da China cresceu 38,7% em relação ao ano anterior, superando pela primeira vez US$ 200 bilhões.
Publicações, séries de tv, jogos e animes da China, bem como vários serviços de design, serviços de publicidade e licenças de direitos autorais, são cada vez mais procurados por empresas e residentes de vários países.
Recentemente, o Ministério do Comércio da China e outros 27 departamentos emitiram o “Parecer sobre a Promoção do Desenvolvimento de Alta Qualidade do Comércio Cultural Externo” (a seguir denominado “Parecer”) para traçar um roteiro para que as empresas de comércio cultural da China explorem mercados estrangeiros e realizem o desenvolvimento de alta qualidade do comércio cultural externo.
Exportações de produtos culturais da China estão entre os principais do mundo
Desde que o Conselho de Estado emitiu pareceres sobre a aceleração do desenvolvimento do comércio cultural estrangeiro em 2014, o desenvolvimento do comércio cultural externo da China tem alcançado resultados notáveis. No entanto, o governo local apoiou o desenvolvimento de empresas de comércio cultural através de orientação política e subsídios financeiros, e criou um grupo de excelentes empresas de comércio cultural, como o grupo Sound King.
Como um importante empresa nacional de exportação cultural, o grupo Sound King recebe muitas encomendas ao exterior em todos os tipos de exposições de comércio exterior todos os anos, e fornece design de produtos culturais, comissionamento e outros serviços para clientes da Itália, EUA, Alemanha e outros países, com mais de 1000 clientes estáveis. Em 2021, a empresa ficou em 16 º lugar na lista “Top 225 Global Musical Instrument Industry”, publicada pela revista líder do setor, Music Trade.
Li Jiashan, Vice-Presidente Executivo do Instituto de Comércio de Serviços da China, afirmou que o comércio cultural, ou seja, a importação e exportação de produtos e serviços culturais internacionais, envolvendo o comércio de bens, de serviços e a propriedade intelectual, é uma parte importante do comércio internacional.
Com o rápido desenvolvimento do comércio cultural externo da China, o valor das exportações de produtos culturais da China tem sido continuamente por muitos anos no topo do mundo, formando um grupo de empresas culturais, produtos e marcas com influência internacional.
Segundo os dados do Ministério do Comércio da China, em 2021, as exportações e importações de bens culturais da China totalizaram US$ 155.81 bilhões, um aumento de 43,4%. Enquanto as exportações de serviços culturais totalizaram US$ 44,22 bilhões, um aumento de 24,3%. Entre elas, as empresas culturais chinesas estão desenvolvendo rapidamente suas exportações em filmes e séries, literatura on-line, audiovisual on-line e produtos criativos, e os produtos e serviços culturais relevantes são amplamente populares.
Do ponto de vista do destino dos objetos de comércio cultural da China, entre os mercados de exportação, o EUA, o Reino Unido, a Alemanha, a França, a Holanda e o Japão estão entre os principais o Reino Unido. A Alemanha, a França, a Holanda e o Japão estão entre os principais mercados de exportação.
Vale ressaltar que, nos últimos anos, a escala do comércio cultural externo entre a China e os países e regiões ao longo da belt and road tem se expandido gradualmente nos últimos anos, especialmente, o volume de importação e exportação de publicações, artes e ofícios e bens culturais tem crescido rapidamente.
A escala do comércio cultural externo da China cresceu constantemente e a estrutura foi otimizada, formando um comércio geral, levando à melhoria da qualidade da indústria cultural e à otimização contínua da estrutura do comércio exterior.
Comércio cultural digital e os jogos chineses
O “Genshin Impact”, “Honor of Kings” e outros jogos chineses são populares nos mercados estrangeiros, e muitos jogos com um clássico “estilo chinês” estão vendendo bem na STEAM e em outras plataformas de jogos de renomados internacionais. Os jogos online e e-sports estão se tornando os pioneiros dos produtos culturais chineses de ir ao mercado exterior.
O “Relatório da Indústria de Jogos da China de 2022 de janeiro a junho”, publicado recentemente pelo Instituto de Pesquisa da Indústria de Jogos da Associação Chinesa de Publicação Digital e Áudio-Vídeo, mostra que, no primeiro semestre deste ano, a receita real das vendas dos jogos desenvolvidos independentemente da China no mercado externo atingiu US$ 8,989 bilhões, um aumento de 6,16% em relação ao ano anterior.
Li introduziu que os produtos culturais chineses se tornaram globalmente competitivos no campo da cultura digital, como jogos online, e “a indústria cultural chinesa está se desenvolvendo rapidamente com o apoio da tecnologia digital, e a cadeia de valor da indústria criativa digital está sendo ampliada, o que tem promovido o desenvolvimento de alta qualidade do comércio cultural estrangeiro. ”
Desafios em financiamento
A fim de melhorar o mecanismo de entrada, a política de financiamento financeiro apoiará a construção de base de exportação cultural nacional e empresas para explorar mercados estrangeiros, expandir a exportação de serviços culturais e cultivar empresas-chave e marcas culturais. O papel do fundo de orientação para o desenvolvimento inovador do comércio de serviços também fornecerá apoio financeiro às empresas de comércio cultural elegíveis.
No que se refere aos serviços financeiros inovadores, o financiamento das empresas do comércio cultural elegíveis será financiado através da emissão de obrigações de empresas, e instrumentos de financiamento da dívida de empresas não financeiras, incentivando simultaneamente as instituições financeiras a criarem produtos e serviços financeiros inovadores.
Além disso, a política de isenção de impostos ou taxa zero para a exportação de serviços culturais apoiará as empresas elegíveis para participar da identificação de empresas de serviços avançados de tecnologia, desfrutar de políticas de imposto de renda corporativa relevantes; as empresas de comércio cultural elegíveis beneficiarão das medidas de facilitação associadas às empresas de certificação avançada da alfândega.
As autoridades relevantes também apoiarão empresas de comércio cultural para realizar operações de liquidação transfronteiriça de RMB e os bancos para fornecer serviços de liquidação transfronteiriça de melhor qualidade para empresas de comércio cultural.
Fonte: China Daily