Economia

Indústria esportiva da China se desenvolve com velocidade

indústria esportiva

A indústria esportiva da China tem visto um desenvolvimento notável nos últimos anos, graças ao aumento do consumo de produtos fitness e ao surgimento de marcas esportivas domésticas.

Durante a Feira Internacional de Comércio de Serviços da China (CIFTIS) de 2022, mais de 353 empresas participaram da exposição de serviços esportivos do evento, que cobriu uma área de mais de 20 mil metros quadrados. Na exposição, foram assinados negócios no valor de cerca de 12,72 bilhões de yuans (cerca de US$ 1,77 bilhão), atingindo uma alta histórica.

Em 2018, o valor agregado do setor esportivo da China excedeu 1 trilhão de yuans, respondendo por mais de 1% do PIB do país.

Em 2014, o Conselho de Estado emitiu um documento apelando para a aceleração do desenvolvimento da indústria esportiva e promoção do consumo esportivo, tornando o programa “Fitness for All” (“Fitness para Todos”, em tradução livre) uma estratégia nacional e injetando um novo impulso no desenvolvimento do setor esportivo.

Com o “Fitness for All” ganhando maior popularidade, a compra de equipamentos esportivos, a participação em atividades esportivas, a experiência de nichos esportivos emergentes, a observação de eventos esportivos e o aluguel de quadras esportivas tornaram-se novas tendências de consumo.

De acordo com estatísticas do departamento de economia esportiva da Administração Geral do Esporte da China (GASC, sigla em inglês) o tamanho dos esportes, fitness e exercícios de lazer do país aumentou em 548,83%, de 27,69 bilhões de yuans em 2015 para 179,66 bilhões de yuans em 2019.
indústria esportiva
Os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022 também impulsionaram o desenvolvimento do setor de esportes de inverno da China. Durante a temporada de neve de 2021-22, foram feitas 312 milhões de viagens turísticas relacionadas com gelo e neve, com as receitas do turismo de gelo e neve atingindo 390 bilhões de yuans, 44,4% acima da temporada de neve de 2016-17, segundo Peng Weiyong, vice-diretor do departamento de economia do GASC.

Graças à popularidade das atividades “Fitness for All” e às políticas relevantes que impulsionam o desenvolvimento da indústria esportiva, as marcas esportivas nacionais têm feito esforços coordenados em uma série de aspectos, tais como inovação tecnológica, reforma dos canais de vendas e aumento da influência internacional. Os produtos de alta qualidade e mais econômicos destas marcas com designs inovadores se tornaram populares entre muitos jovens.

Além disso, o número de pessoas jurídicas na indústria esportiva chinesa atingiu 289 mil em 2019, 1,5 vezes mais do que em 2015.
indústria esportiva
O setor de equipamentos esportivos de gelo e neve da China também entrou no caminho do desenvolvimento rápido. Nos últimos anos, as províncias de Heilongjiang, Jilin e Liaoning do nordeste da China apresentaram planos para construir parques industriais para a fabricação de equipamentos para esportes de gelo e neve e aumentar o investimento no mercado de equipamentos para esportes de gelo e neve.

Nos últimos 10 anos, a indústria esportiva da China tem mantido um crescimento de alta velocidade e visto uma estrutura industrial otimizada.

No futuro, a indústria esportiva do país se tornará mais integrada com outras, já que o setor vê um aumento significativo no tamanho e desfruta de um melhor ambiente de desenvolvimento e maior potencial de mercado.

Fonte: Diário do Povo