Economia

Xangai contribui para promover quantidade e qualidade do comércio exterior da China

comércio exterior da China: Xangai

No oeste de Xangai, os 151,4 quilômetros quadrados ao redor do Aeroporto Internacional de Xangai Hongqiao e da estação ferroviária contribuem com quase 10% da produção econômica total de Xangai, Suzhou, Zhejiang e Anhui com menos de 2% da área do Delta do Rio Yangtzé. Este é o Distrito Comercial Central Internacional de Hongqiao, em Xangai.

Em fevereiro de 2021, o Conselho de Estado aprovou o “Overall Plan for the Construction of Hongqiao International Open Hub”, que esclareceu a ideologia norteadora, os objetivos de desenvolvimento, o layout funcional e as principais tarefas da construção do Hongqiao International Open Hub, enfatizando que o Hongqiao International Open Hub tornou-se outro importante local para Xangai implementar a estratégia nacional de desenvolvimento integrado do Delta do Rio Yangtzé, após a Nova Área de Lingang da China (Xangai), a Zona de Livre Comércio Piloto e a Zona de Demonstração de Desenvolvimento Integrado Eco-Verde do Rio Yangtzé.

Como o Distrito Comercial Central Internacional de Xangai Hongqiao se desenvolveu no último ano?

As conquistas do comércio exterior são atraentes

Visitando empresas de comércio exterior, uma profunda impressão é que, embora afetadas por muitos fatores desfavoráveis, elas ainda possuem vantagens.
conquistas do comércio exterior da China
Na Shanghai Taitaile Food Co., Ltd., a rede de vendas da empresa não só abrange todo o país, mas também exporta seus produtos para a Europa, América, Oriente Médio e outros lugares. De janeiro a setembro deste ano, apesar do impacto da pandemia, a empresa atingiu sua meta de vendas e alcançou crescimento.

A Shanghai Wurui Metal Group Co., Ltd. também tem boas notícias: o lucro operacional do ano anterior atingiu 75 bilhões de yuans.

No Comitê Administrativo do Distrito Comercial Central Internacional de Hongqiao, em Xangai, Yang Xubo, diretor do Departamento de Desenvolvimento do Comércio, apresentou uma lista: “De acordo com a receita operacional anual e outras condições das empresas, o distrito comercial identificou recentemente 30 sedes orientadas para o comércio.”

Analisando a lista, é possível ver a confiança do distrito empresarial. “Em termos de categorias, existem 7 empresas nacionais de atacado e varejo, 7 comércios internacionais de bens, 12 serviços internacionais e logística e 4 operações de plataforma. Pode-se dizer que uma série de empresas de logística nacionais e internacionais representadas pela Deppon Logistics tornaram-se um efeito de aglomeração logística”. Yang Xubo analisou: “Do ponto de vista dos métodos comerciais, o distrito empresarial cobriu novo comércio eletrônico transfronteiriço, negociação de revenda offshore, exibição de títulos e transferência de títulos, e os métodos comerciais estão se tornando cada vez mais diversificados.”
Além das 30 sedes reconhecidas orientadas ao comércio, o distrito comercial também reuniu uma série de empresas de reserva de sede orientadas ao comércio, como Guohuan, Huafeng, Xijie, Guokai e Zhenkunxing, e tem a tendência de definir o futuro com antecedência.

Yang Xubo afirmou que olhando para o horizonte de longo prazo, ao longo do último ano, o boletim do desenvolvimento do distrito de negócios tem sido mais atraente:

– Acelerando a aglomeração das economias do tipo sede. Foram adicionadas 6 novas sedes regionais de empresas multinacionais, representando 10,7% da nova sede da cidade, e 13 novas sedes da iniciativa privada, representando 11,4% dos novos números da cidade, atraindo cerca de 4.000 empresas comerciais, mais de 60.000 empresas privadas e cerca de 500 empresas sedes de diversos tipos.

– A economia inovadora continua a se fortalecer. O número de novas empresas jurídicas aumentou 45% em relação ao ano anterior, o número de novos empreendimentos em indústrias-chave representou mais de 70%, e a proporção de empresas de pesquisa científica e serviços técnicos foi de 2,4 vezes o nível médio de Xangai. A formação de clusters industriais com alto valor agregado, alto crescimento e alto nível de energia acelerou.

– Desenvolvimento constante da economia baseada em fluxo. O fluxo total de passageiros do Hongqiao Comprehensive Transportation Hub aumentou 17,4% em relação ao ano anterior, e o rendimento de carga e correio do Aeroporto de Hongqiao aumentou 13% em relação ao ano anterior, com uma área de exposição de 4,68 milhões de metros quadrados e mais de 4,7 milhões de pessoas. O 4º CIIE foi mantido em segurança e sucesso, e foi frutífero.

Há mais de um ano, o distrito empresarial tem se concentrado em promover continuamente o desenvolvimento econômico de alta qualidade. Em 2021, a receita tributária atingiu 34,6 bilhões de yuans, um aumento de 29,1% em ano.

“Embora o segundo trimestre deste ano tenha sofrido com o impacto da epidemia, a fundação de comércio exterior do distrito empresarial ainda é muito espessa, e o vento e a chuva não afetarão a situação geral. Atualmente, uma série de plataformas e entidades de comércio de alta energia representadas por 30 sedes orientadas ao comércio ainda estão acelerando a aglomeração. Mao Xiangyu, um pesquisador de quarto nível do Escritório do Comitê Administrativo do Distrito Comercial Central Internacional de Hongqiao, disse.

As vantagens de localização e transporte do distrito empresarial são óbvias, pois oferecem conveniência para viagens de negócios. Outra vantagem é que existem muitas plataformas de exposição comercial como a China International Agrochemical and Plant Protection Exhibition realizada no distrito comercial. “Estabelecemos relações cooperativas com muitas empresas multinacionais como Syngenta e Corteva para exportar nossos produtos para o exterior”, disse. De janeiro a junho deste ano, o Shanghai Taiho obteve um aumento significativo ano a ano na receita de vendas.

As funções do grande centro de transporte foram totalmente atualizadas. O sistema de transporte ferroviário que liga o Aeroporto Internacional de Pudong e o Delta do Rio Yangtzé foi melhorado. Olhando para o Delta do Rio Yangtzé, vários projetos de infraestrutura de transporte transversais, como a Ferrovia do Lago Xangai-Suhu e a Linha Jiamin, começaram. A reconstrução da plataforma de transporte oeste do abrangente centro de transporte, a linha de ligação do aeroporto e a extensão oeste da Linha de Trânsito Ferroviário de Xangai 2, Linha 13 e Linha 17 foram aceleradas. O nível dos serviços regionais de transporte foi melhorado.

No Edifício A, Hongqiao Pinhui, empurre a porta da garagem no primeiro piso do porão e vá diretamente para a base de transmissão ao vivo do Hongqiao Import Commodities Exhibition and Trading Center. No local, lanches coreanos, tábuas de corte suíças e outros produtos são promovidos e populares online. No próximo andar, está o Hongqiao Import Commodities Exhibition and Trading Center, cheio de todos os tipos de mercadorias estrangeiras. Cai Jun, gerente-geral da Shanghai Hongqiao International Import Commodities Exhibition and Sales Co., Ltd., introduziu que este é um salão de exposições e um shopping center, e há clientes em todos os lugares nos fins de semana.

“O efeito de repercussão da Expo continua a se amplificar. Construímos a plataforma de exposição e vendas perenes ‘6+365 dias’ representada por Hongqiao Pinhui e Greenland Trade Port, e também construímos 10 dezenas de bilhões de plataformas de distribuição de commodities importadas, incluindo o Porto Internacional de Café de Hongqiao, Cai Jun.

Somente construindo uma boa plataforma as empresas podem funcionar com força. O distrito comercial possui uma plataforma de serviços comerciais representada pelo Overseas Trade Center e pelo Hongqiao International Central Legal District. Existem bases de demonstração de promoção de comércio de serviços representadas pelo Parque Econômico do Aeroporto de Xangai Hongqiao e pelo Distrito Comercial de Hongqiao Ocidental. Além disso, existem áreas de demonstração de comércio eletrônico transfronteiriços representadas pelo Hongqiao Import Commodities Exhibition and Trading Center.

Novos formatos comerciais, como comércio offshore, novos modelos de comércio eletrônico transfronteiriço, exposições e seguros, exposições e exposições e transfronteiriços também estão acelerando, e políticas inovadoras como facilitação de desembaraço aduaneiro, liquidação de capital, facilitação de investimentos e entrada e saída de pessoal na Expo tornaram-se arranjos institucionais normais. Yang Xubo disse que 172 empresas abriram contas de livre comércio.

Excelentes políticas, solução precisa para problemas

Em consonância com o “Plano Diretor de Construção de Hub Aberto Internacional de Hongqiao”, em termos de promoção de serviços, quão eficaz é a construção do distrito comercial?
comércio exterior da China O Governo Municipal de Xangai apoia a superposição e o empoderamento das políticas de desenvolvimento de distritos empresariais, e 20 políticas em 4 aspectos envolvendo autoridade municipal foram emitidas. Muitos empreendimentos da região avaliaram: incentivos fiscais, introdução de talentos e outras medidas são muito práticos.

Em 30 de junho, foram lançadas as “Várias Medidas de Apoio ao Desenvolvimento de Empresas Sedes orientadas ao Comércio no Distrito Comercial Central Internacional de Hongqiao” e 25 medidas de apoio foram concluídas. Apoiar empresas de sede orientadas ao comércio para recrutar talentos e atrair sabedoria; esclarecer medidas de facilitação, como segurança habitacional e escolaridade infantil; aumentar o apoio financeiro para empresas de sede orientadas ao comércio.

Como as medidas estão sendo implementadas?

A filial de Xangai do Banco de Exportação-Importação da China disse que forneceria uma linha de crédito especial de 30 bilhões de yuans na primeira fase. A filial de Xangai da CITIC Insurance disse que estabeleceu um grupo líder de serviços para implementar o trabalho de serviço relevante com o Departamento de Vendas de Hongqiao como o principal órgão.

Recentemente, o Cartão de Viagem de Negócios da APEC aplicado pela OSI Logistics (Shanghai) Co., Ltd. foi emitido com sucesso. “Em comparação com vistos de negócios anteriores, o Cartão de Viagem de Negócios da APEC otimiza a eficiência das atividades de negócio”, disse Yutian Li, vice-gerente geral da OSI China.

Fonte: The Paper