A China é um dos países com a cultura mais rica e milenar do mundo e as comidas também fazem parte dessa história. São séculos de experimentos de modo de preparo e ingredientes que fazem da culinária chinesa uma das mais exclusivas do mundo. O fato de ser um dos maiores países do mundo e o mais populoso faz com que as regiões tenham suas próprias características, tornando uma diferente da outra por influência de clima, terra, recursos, especialidades e até hábitos de consumo.
Culinária Regional da China
Atualmente, há oito tipos de culinária de diferentes regiões da China que mais se destacam com pratos que representam cada uma delas:
- Guangdong
- Hunan
- Shandong
- Jiangsu
- Fujian
- Sichuan
- Anhui
- Zhejiang
Guangdong
Segundo os próprios chineses, a culinária desta região é composta por praticamente tudo que anda, voa, rasteja ou nada. O que difere essa cozinha das outras regionais costeiras é o uso de ingredientes típicos muito saborosos, como temperos (como cebola, açúcar, curry e sal), óleo de amendoim e amêijoa, anis, gengibre em pó, casca de cássia e tangerina seca, raiz de alcaçuz, molho de peixes e ostras.
Os cozinheiros costumam usar modos de preparo não tradicionais, que incluem torrefação com sal, cozimento lento e até vaporização com vinho. Os pratos mais conhecidos são: The Dragon and Tiger Fight (preparado com carne de serpente e guaxinim), tortas de ovo, wotons e rolinhos primavera.
Hunan
A região que fica no sul da China é dominada por colinas e vales. O rio Xiangjiang, o lago Dongting e as áreas da montanha de Xiangxi compõem a culinária típica do local. Isso faz com que os terrenos sejam férteis para o cultivo de diversos ingredientes, especialmente o arroz. A culinária que foi formada ainda na dinastia Han é rica em temperos, sabores picantes, cores fortes, e aromas frescos e perfumados.
Assar, defumar, cozinhar no vapor e estufar são as técnicas características das comidas Hunan. Os pratos normalmente são feitos com primeiras frescas, usando as sementes e membranas, onde se concentram a maior ardência e calor do ingrediente, como o Pato Crispy, feito com pato temperado com pimenta, anis, erva-doce e outras especiarias, cozido no vapor e depois frito. Outras delícias dessa culinária são: Orange Beef e Spicy Frog’s Legs.
Shandong
Localizada no nordeste do país, a cozinha desta região tem fama pelos pratos salgados e crocantes,com bastante alho e cebola como tempero. Sopas, macarrões e frutos do mar são os mais usados e não há muitas sobremesas ou receitas doces. Uma das principais características é a tendência de utilizar pão ao em vez de arroz nos pratos, fazendo com que usem mais variedades de farinhas no preparo dos pães, como painço, aveia, cevada e trigo.
Vegetais como batatas, tomates, repolhos, cogumelos, cebolas e berinjela são os vegetais mais usados na cozinha Shandong. Para levar crocância e sabor, os cozinheiros costumam adicionar amendoins torrados e salgados nas receitas. Os pratos que marcam essa culinária são: pepino do mar com almôndegas, barbatana de tubarão assada com frango desfiado e brotos de bambu.
Jiangsu
Uma das principais características são os refogados e ensopados, mantendo o suco original dos ingredientes, com sabor fresco, textura espessa e leve. O pato é uma das carnes mais usadas na culinária Jiangsu, por seu sabor leve e fresco, e o açúcar é bastante usado nos caldos para arredondar os sabores e dar um toque adocicado.
Os pratos que ganham destaque são: Jinling Salted Dried Duck, Crab Shell Meatballs e Yangzhou Steamed Jerky Strips. Além disso, a culinária dessa região também é conhecida pelos belos e deliciosos sanduíches com recheio de carne ou vegetais, como o Sanding Steamed Bun, Suzhou Glutinous Rice Cake e Dumpling com Juicy Crab Meat.
Fujian
É possível dizer que todas as refeições Fujian tem que ter frutos do mar, sopa ou caldo. A culinária tem uma ampla gama de sabores, com doces, salgados, azedos, picantes e agridoce e muitas opções de ingredientes em conserva. Por ficar localizada na região sudeste da China e ser uma província litorânea, os ingredientes mais comuns são os frutos do mar, como mexilhões, peixes e camarões. Também há pratos com carne de porco, pato, bovina ou frango.
Alguns apresentam um desses ingredientes em forma de molho ou pasta. Para dar um toque agridoce, creme de leite ou suco de laranja também compõem algumas receitas. Xi Shi’s Tongue e The Monk Jumps Over Wall são dois dos pratos representantes dessa cozinha.
Sichuan
Por usar bastante pimenta, é possível dizer que essa é uma das culinárias mais fortes da China. Há quem diga que tem a sensação da boca ficar um pouco dormente depois de experimentar as iguarias desta culinária. Localizada no sudoeste, os cozinheiros usam bastante peixe de água doce, frango, carne de pato e de porco, e algumas iguarias incomuns, como barbatanas de tubarão e patas de urso. As receitas também levam especiarias típicas e é comum utilizarem pimenta de Sichuan, suco de gengibre e molho de soja.
Os preparos variam entre fritura, refogado ou estufado e os pratos mais populares são os Kong pao chicken, Carne de porco cozida duas vezes e o Pato defumado com chá.
Anhui
Na culinária de Anhui, no leste do país, tem muitos ensopados e refogados. Esse tipo de culinária tem um apelo visual interessante, com sabores simples e frescos. É caracterizado pelo uso de animais selvagens, ervas frescas, cogumelos, bagas, folhas de chás, brotos e outras plantas e hortaliças que nascem próximo a montanha Haungshan.
Por mais que os métodos de preparo sejam mais simples, por serem mais cozidos ou fervidos, os pratos são ricos em vitaminas, cores e têm temperaturas mais altas. Os pratos mais conhecidos são Brotos de bambu com salsicha e cogumelos, Stinky Tofu e Máo Dou fu.
Zhejiang
Por ser localizada na parte do país, conhecida pelas áreas de bambu, muitos pratos levam brotos de bambu na composição. Os frutos do mar, o chá verde de Longjing e especiarias são bastante populares, dando mais espaço para receitas salgadas. Os métodos de cozimento mais utilizados são frituras rápidas, cozidos no vapor, assados, refogados e as carnes geralmente são marinadas no vinagre com açúcar. As receitas mais populares são o Dongpo Pork e o Camarão descascado no chá Longjing.