A chinesa Huawei e a Dronetech, o maior fornecedor de serviços de drone da Áustria, anunciaram recentemente novas aplicações resultantes de sua colaboração para a agricultura inteligente 5G.
No vinhedo de Nussböckgut, uma propriedade centenária na Alta Áustria, que foi mencionada pela primeira vez em um documento em 1323, as duas empresas forneceram uma atualização sobre seu projeto pioneiro que começou no ano passado, e introduziram como suas tecnologias 5G e IoT podem fazer avançar a sustentabilidade na agricultura. As duas empresas também organizaram um painel composto por especialistas em digitalização e agricultura discutindo como a inovação tecnológica, e a 5G particularmente, pode promover a agricultura sustentável em meio às crescentes preocupações globais com a segurança alimentar.
As duas empresas anunciaram que sua colaboração está entrando na segunda fase chamada “Digital Sky”. A Huawei fornecerá serviços de computação em nuvem sobre 5G, que servirão como base para a análise da inteligência artificial (AI, sigla em inglês) em tempo real. Enquanto isso, equipados com câmeras e sensores de alta resolução, os drones da Dronetech pesquisaram o terreno e os objetos, para capturar imagens e dados que serão processados pela AI, e fornecerão conclusões acionáveis para os usuários instantaneamente.
A tecnologia ajuda os agricultores a detectar pequenos insetos, monitorar o estado da colheita e prever as colheitas, permitindo-lhes otimizar o uso de água, produtos químicos e pesticidas com precisão e com o mínimo de desperdício.
Na segunda fase, o projeto também planeja desenvolver uma abordagem de economia compartilhada para os serviços de drone. Usuários de diferentes setores, incluindo agricultores, municípios, corporações ou indivíduos poderiam alugar os drones e suas soluções de AI para uma ampla gama de aplicações, tais como inspeção de painéis solares, gerenciamento de tráfego ou detecção de desgaste de linhas de energia.
“O projeto da Huawei e Dronetech com uso de drone em aspargos e vinicultura é o primeiro na Áustria e aqui queremos analisar o crescimento da planta com reconhecimento de imagem em tempo real. Ao fazer isso, queremos melhorar a colheita, a produção e a qualidade dos produtos”, explica Andreas Reichhardt, Diretor Geral da Direção Geral VI – Telecomunicações, Serviços Postais e Mineração do Ministério das Finanças da Áustria. “Queremos aproveitar as oportunidades da transformação digital, para isso precisamos de uma infraestrutura ótima, aqui o foco está na área de 5G”.
O maior desafio para introduzir drones habilitados para 5G na agricultura é a cobertura da rede. Atualmente, as redes 5G são projetadas principalmente para usuários finais que estão, na sua maioria, no nível do solo ou dentro de casa. A cobertura de alta qualidade para drones, que rotineiramente voam 50 metros acima do nível do solo, ainda precisa ser desenvolvida.
Erich Manzer, CEO adjunto da Huawei Áustria, disse: “A 5G foi desenvolvida para três áreas de aplicação chave: Para alta largura de banda, baixa latência e para conectar milhões de dispositivos. O uso de drones em combinação com AI e 5G pode resolver muitas operações de uso intensivo de recursos, como manutenção ou monitoramento de área”.
David Hopf, CEO da Dronetech, observou: “Os drones alimentados por AI são capacitadores importantes para o futuro sustentável da agricultura. Em parceria com a Huawei, desenvolvemos uma solução que pode não apenas reduzir maciçamente o uso de pesticidas e fertilizantes, mas também aumentar a eficiência agrícola e reduzir os custos de mão-de-obra. Isto ajuda nossas cadeias de fornecimento de alimentos a serem mais sustentáveis”.
Fonte: Huawei