Os jogos desenvolvidos da China expandiram sua presença no mercado internacional em 2021. A receita real de vendas de jogos desenvolvidos no mercado internacional totalizou US$ 18,01 bilhões, aumentando 16,59% ano a ano. O número de países e regiões envolvidos na navegação marítima é claramente maior e os tipos de produtos são mais diversificados. O relatório da Indústria de Jogos da China 2021, publicado pelo Comitê de Publicações de Áudio e Vídeo e Numerais da China e o Instituto de Pesquisa da Indústria de Jogos da China, mostra que os jogos chineses estão indo para o exterior em grande escala.
A situação dos jogos no exterior
No início de 2015, o jogo foi para o exterior e entrou no período de desenvolvimento de alta velocidade, o protagonista do jogo no exterior mudou de “Page Game” para “Mobile Game”. Segundo o relatório, o tamanho da receita no exterior atingiu 2,63 bilhões de dólares, a proporção de receita total do mercado externo 11,9%. De acordo com relatório da Indústria de Jogos da China 2021, a escala de receita no exterior dos Mobile Game desenvolvida da China atingiu US$2,63 bilhões em 2015, com a receita total do mercado externo respondendo por 11,9%.
Com o desenvolvimento do mercado doméstico de Mobile Game, a competição de líderes gradualmente formou um monopólio. Tencent e Netease lançaram vários Mobile Game entre 2015 e 2016, como “Honor of Kings” e “Onmyoji”.
Até que o padrão do mercado interno seja definido inicialmente em 2017, os pequenos e médios fabricantes lutam duramente para os 30% restantes da quota de mercado. Ao mesmo tempo, beneficiando-se da popularidade dos smartphones e da distribuição global de produtos como norma, surgiram vários desenvolvedores de jogos eletrônicos domésticos que têm como principal negócio a pesquisa e o transporte para o mercado externo: Beijing ELEX Technology Co., Ltd, Tap4Fun, IGG, Funplus e assim por diante.
Atualmente, os jogos chineses se espalham pelo mundo cobrindo a Europa, América, Japão, Coréia, Sudeste Asiático, Oriente Médio e outras regiões. Em termos de fontes de receita doméstica no exterior, nos últimos três anos, os Estados Unidos e o Japão ainda são os principais países que estão na frente da China em Mobile Game exportado para o exterior e desenvolvido pela China.
Os dados da Sensor Tower mostram que um total de 42 Mobile Game chineses ganharam mais de US$ 100 milhões em 2021 no mercado externo, em 2020 foram exportados mais 5 modelos de jogos. A receita total dos produtos TOP30 de Mobile Game para o exterior atingiu US$ 11,5 bilhões na App Store e no Google Play, um aumento de 24% em relação aos US$ 9,24 bilhões em 2020 e 1,8 vezes maior do que em 2019.
Entre as empresas de capital aberto, as três que mais ganham no mercado exterior são a Tencent, a NetEase e a 37Games. De acordo com os relatórios financeiros, as receitas de jogos no exterior da Tencent em 2021 atingiram 45,5 bilhões de yuans, um aumento de 31% em relação ao ano anterior, o que representa 26% da receita total do negócio de jogos da empresa.
O lado político também está incentivando os fabricantes de jogos chineses a serem corajosos no mar. Em outubro de 2021, o Ministério do Comércio, o Departamento Central de Propaganda e outros 17 departamentos emitiram conjuntamente o “aviso sobre várias medidas de apoio ao desenvolvimento de alta qualidade da base nacional de exportação cultural”, que mencionou a necessidade de “incentivar excelentes produtos culturais tradicionais, produtos culturais e criativos e filmes, jogos e outros produtos culturais digitais “saem “.
Os últimos dados divulgados pela empresa de pesquisa de mercado de jogos Newzoo preveem que o tamanho do mercado global de jogos atingirá um recorde de US$ 203,1 bilhões em 2022, um crescimento anual de 5,4%. Ao mesmo tempo, o número de jogadores globais também vai superar a marca de 3 bilhões, quase cinco vezes o tamanho dos jogadores nacionais.
“Tirando o fato dos números de versão, da perspectiva da busca de crescimento dos próprios criadores de jogos, ir para o mercado exterior é uma escolha inevitável”. Zhang Xiang, vice-presidente sênior da Xindonggaoji, disse em uma entrevista ao 21st Century Business Herald que, somente para a categoria de Mobile Game, após mais de uma década de desenvolvimento, os fabricantes chineses estão em uma posição de liderança mundial em termos de técnicas de produção e níveis de distribuição.
Produtos + Endereço IP
Na era da internet móvel de interação rápida, o jogo e o cinema e televisão, literatura, anime e outras indústrias gradualmente condensam um efeito de ligação, de modo que o IP explode uma enorme energia.
O tamanho do mercado de jogos domésticos e a tendência de crescimento dos usuários diminuíram gradualmente, o jogo para o mercado exterior também se tornou gradualmente a nova direção de desenvolvimento de muitas empresas de jogos nos últimos anos. O relatório da Indústria de Jogos da China mostra que, de janeiro a junho deste ano, a renda real das vendas do mercado ultramarino de jogos de pesquisa e desenvolvimento independente de US$ 8,989 bilhões, um aumento de 6,16% em relação ao ano anterior, de modo que os jogos domésticos “saem” para manter um crescimento mais estável.
37Games é um deles, com vários jogos em vários mercados estrangeiros em toda a linha de crescimento, em abril deste ano saltou para o segundo lugar no ranking de receitas marítimas dos fabricantes de jogos chineses. Os relatórios financeiros mostram que, confiando na precipitação de muitos anos de experiência de jogos para o mar, a empresa atualmente adota a estratégia de “adaptado às condições locais” para explorar o mercado global através de jogos boutique diversificados. O negócio marítimo tornou-se a segunda força motriz para o desenvolvimento sólido da empresa.
E o jogo RPG, Jade Dynasty: New Fantasy, da Perfect World foi lançado em vários locais do exterior em março deste ano. O jogo Tower of Fantasy foi lançado na Europa, América, Japão e Coreia do Sul em agosto, enriquecendo ainda mais a experiência marítima do jogo da empresa e impulsionando o desenvolvimento de negócios no exterior.
Além de conquistar novos territórios no exterior, o layout do Endereço de Protocolo da Internet (IP) está se tornando o novo motor que impulsiona o crescimento dos resultados das empresas de jogos. A rede kaying está transformando o layout IP em um novo ponto de crescimento de desempenho. Entre eles, “Primal Legends”, “Battle of Angels”, “Hot Blooded Combined Attack”, “Legend of Kings” e muitos outros jogos têm um bom desempenho, levando a um aumento significativo na receita e lucro. E para o “mundo lendário”, “série de combate e ataque” e outros IP bem conhecidos, Kingnet Network Co mencionou nos relatórios financeiros: apoiar o objetivo de diversificação de produtos da empresa.
A Yoozoo Games, que disse que trará a gamificação do livro “O Problema dos Três Corpos” aos jogadores em 3 a 5 anos, também está realizando uma versão juvenil e promovendo sua estratégia “Carta Globalizada +”, de modo a manter o desenvolvimento sólido do desempenho.
Qual será o próximo passo dos jogos chineses?
Se um jogo é ou não rentável, além da qualidade do jogo e da própria jogabilidade, existem apenas três indicadores mais importantes: obter tráfego, aumentar as taxas de conversão e reduzir os custos de aquisição de clientes. Então, que modelo ou meios podem resolver estes problemas? A maior parte do tráfego coletado pelos jogadores europeus e americanos sempre esteve no tradicional Twitter, Youtube, Facebook e Instagram, e como fazer bom uso dessas fontes de tráfego é o primeiro passo para conquistar clientes.
Então, qual é a melhor maneira de obter tráfego de jogadores americanos e europeus? Os vídeos criativos de alta qualidade são o melhor veículo para a penetração do jogo. A edição tradicional das principais cenas de batalha do jogo em vídeos curtos não é mais capaz de despertar o interesse dos telespectadores. Um conteúdo mais criativo ou humorístico é mais suscetível de despertar o senso de curiosidade e intimidade dos usuários. A melhor maneira de conseguir globos oculares é espalhar o conteúdo do PGC com precisão e até mesmo impulsionar o aumento do conteúdo do UGC.
Diante da concorrência em um mercado maior, outro desafio que é difícil de contornar é o da conformidade. As questões envolvidas são abrangentes: sistemas de classificação de jogos em diferentes regiões, políticas de recarga e reembolso, publicidade enganosa em campanhas promocionais, diferenças nas leis de litígios internacionais, a presença de filtros de informação sensível, a divulgação de probabilidades de desencaixotamento dentro do jogo, disputas de propriedade intelectual.
Jogos divertidos são a base de tudo
Na indústria de jogos, em comparação com fatores externos como IP e marketing, o conteúdo de qualidade é sempre o fator final que determina se um trabalho será bem-sucedido ou não. Naturalmente, os jogos não são exceção. Portanto, a capacidade de produzir consistentemente conteúdo de jogo de alta qualidade é um determinante fundamental para o sucesso de um jogo, em comparação com a perseguição de meios externos, como categorias populares, volume de compra, etc. Portanto, melhorar firmemente a capacidade de planejamento e pesquisa e desenvolvimento para fazer jogos divertidos reconhecidos em todo o mundo é sempre a indústria de jogos “mágica vencedora”.
Depois de entrar no jogo para o mercado exterior esta pista, aderir ao princípio de “verdade” para examinar o ambiente de mercado estrangeiro e regras de operação, examinar objetivamente sua própria força, e ajustar a estratégia de acordo com a mudança de situação em tempo hábil, é garantir que o “navio” para o exterior navegue suavemente e sem capotar.
Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: 21st Century Business Herald; BBT NEWS