A Hudong-Zhonghua Shipbuilding (Group) Co, uma subsidiária da China State Shipbuilding Corp, entregou nesta terça-feira (13), um navio porta-contêiner grande porte com capacidade de 24 mil TEUs (unidades equivalentes a vinte pés), 12 dias antes do previsto.
O navio tem 399,99 metros de comprimento, mais de 60 metros de comprimento do que o maior porta-aviões do mundo, e 61,5 metros de largura e servirá rotas oceânicas do extremo leste para a Europa.
Com um tamanho de convés de 24 mil metros quadrados, equivalente a 3,5 campos de futebol padrão, o navio recém-entregue tem 33,2 metros de profundidade em seu compartimento de carga. Ele pode transportar 240 mil toneladas de carga e sua altura máxima de empilhamento é de 25 contêineres. O navio é considerado o maior navio porta-contêiner do mundo atualmente em operação, conforme medido pela capacidade dos contêineres.
O navio adota a mais recente tecnologia de otimização hidrodinâmica do mundo, que apresenta alta velocidade e baixo consumo de combustível no caso de cargas múltiplas e cargas pesadas. Comparado a 23 mil navios porta-contêineres de TEU que utilizam combustíveis fósseis tradicionais, o novo navio pode reduzir as emissões de dióxido de carbono em cerca de 38 toneladas em termos de viagem diária.
O novo navio é similar a um navio ultra grande entregue pela Hudong-Zhonghua no final de junho.
Atualmente há cinco navios porta-contêineres ultra grandes em construção na Hudong-Zhonghua. O construtor naval entregou dois navios superdimensionados e tem planos de entregar outro dentro de um ano, segundo as autoridades da empresa.
Fonte: The Paper