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Além das baterias de lítio, quais outros aspectos fazem valer a pena investir em veículos elétricos?

veículos elétricos

Do ponto mais baixo de 2020 até o presente, o rendimento acumulado do Índice CITIC de Veículos De Combustível Alternativo aumentou mais de duas vezes, e o maior aumento no período foi mais de 3,5 vezes. Com o aquecimento dos investimentos dos últimos anos, a Indústria de Veículos de Combustível Alternativo ganhou o entusiasmo de inúmeros investidores. Beneficiando-se do rápido crescimento da demanda, as minas de lítio mais a montante também iniciaram um modo de alta velocidade. O carbonato de lítio de nível de bateria aumentou de uma baixa de cerca de 50 mil yuans/tonelada em 2019 para o preço atual de quase 500 mil yuans/tonelada. Fabricantes nacionais que dominam a tecnologia de baterias de energia tornaram-se tecnologias centrais domésticas.

Então, além das muitas novas forças de fabricação de carros, bem como a amplamente preocupada mina de lítio e ligações de baterias de energia, na nova cadeia da Indústria.

Quais outros itens merecem atenção?

Não importa se o carro de combustível tradicional ou veículo de nova energia, todos contêm matérias-primas a montante, peças e componentes, a jusante de fábricas de máquinas automotivas completas e o mercado de serviços de pós-venda automotivo que contém serviços de manutenção e pós-venda, financiamento automotivo.

recargas de veículos elétricos

A diferença é que as matérias-primas a montante do veículo de nova energia contém as matérias-primas da bateria de energia, tais como materiais positivos e negativos, diafragma, eletrólito e lítio, cobalto, níquel e outros materiais metálicos. A bateria de energia, o motor e o controle elétrico substituem o trem de força do veículo de combustível para se tornar a fonte de energia do novo veículo de energia e se tornam a maior parte do valor da cadeia industrial. Ao mesmo tempo, beneficiando da inteligência do carro, a cabine inteligente na cadeia industrial também está crescendo gradualmente na proporção de valor.

Além da fábrica de veículos antigos tradicionais, as novas forças de construção de veículos emergem rapidamente e se tornam a força principal no atual novo mercado de veículos de energia, como Tesla, NIO, Lixiang, Xpeng, Leapmotor. No mercado de pós-venda automotivo, veículos de nova energia também refletem serviços completamente diferentes dos veículos tradicionais de combustível. Além da manutenção de automóveis, carros usados, financiamento de automóveis, o mercado pós-serviço de veículos nova energia também inclui pilhas de carregamento, estações de troca e reciclagem de baterias.

Da perspectiva da atual cadeia da indústria de veículos de nova energia, as baterias substituíram o motor dos veículos tradicionais e se tornaram a parte com maior valor na cadeia da indústria, representando cerca de 35%, é o elo central nos veículos de energia nova, e o valor total dos três sistemas de energia na cadeia da indústria representa cerca de 50%. O interior e o chassi são como os veículos de combustível tradicionais e são uma parte importante da experiência do usuário, respondendo por cerca de 30% do valor na cadeia industrial. Outra diferença significativa está no sistema inteligente do cockpit.

Atualmente, o cockpit inteligente dos veículos de energia nova geralmente entra na era inteligente. A tela de controle central de grande porte e a completa instrumentação de LCD ocupam o mercado. As funções como a orientação digital do carro e a condução inteligente apresentaram novas ideias para o cockpit inteligente. Portanto, o cockpit inteligente se desenvolveu rapidamente nos últimos anos, e sua parcela de valor na cadeia da indústria continuou a aumentar.

A pista central do investimento em veículos de nova energia

Em torno da bateria de energia, o foco atual é a inovação da bateria. Em termos de inovação de materiais, o material catódico é o núcleo. Atualmente, as duas rotas técnicas de fosfato de ferro-lítio e lítio ternário mantêm o ritmo. Entre elas, a pesquisa e o desenvolvimento do fosfato de ferro-lítio em direção ao fosfato de ferro-lítio manganês é uma tendência importante, enquanto os materiais ternários estão se movendo em direção ao alto níquel, o desenvolvimento de alta tensão e a direção de cristalização única. Em termos de materiais anódicos, ele se concentra principalmente na aplicação de grafite artificial e na direção de pesquisa e desenvolvimento de materiais compostos de carbono-silício anódico.

O caminho principal do investimento em veículos de nova energia

Um deles é o elo da bateria de energia central. Na perspectiva do desenvolvimento de todo o novo veículo energético, é uma contínua revolução tecnológica em torno das baterias, como baterias de chumbo-ácido, de níquel-cromo e de lítio. A julgar pelo desempenho no mercado de capitais, após a taxa de penetração de veículos nova energia continuar aumentando nos últimos dois anos, as baterias de energia também são o elo de melhor desempenho.

bateria para veículos elétricos

Em termos de substituição de bateria, ela se baseia principalmente na exploração da substituição de materiais de eletrodos positivos e negativos e materiais eletrolíticos, cujo núcleo é a exploração de materiais eletrodos positivos. Por exemplo, as baterias de íons de sódio, que estão sendo implantadas por muitas partes, tornaram-se o foco de inovação em materiais de baterias porque o sódio é mais barato e mais econômico do que uma bateria.

A inovação da estrutura é a principal direção de inovação dos fabricantes atuais de baterias de energia, mas não muda o material da bateria em si, o que é uma inovação física. Por exemplo, a bateria Kirin lançada pela CATL este ano, a bateria de lâminas da BYD, e a bateria 4680 da Tesla. De modo geral, o campo da inovação estrutural gira em torno da célula da bateria, que é dividida em cilíndrica, casca quadrada e soft pack, e o pack de bateria tem A distinção entre estrutura do módulo, CTP (Cell to Pack), e CTC (Cell to Chassis), mas não importa o tipo de formato da célula, o núcleo é para melhorar a eficiência de utilização do pack de bateria.

Além da pista da bateria, que é extremamente preocupada pelo mercado, a segunda pista de investimento digna de atenção é o sistema de gerenciamento térmico de veículos de nova energia.

Além do circuito de bateria que é extremamente notado pelo mercado, o segundo circuito de investimento digno de atenção é o Sistema de gerenciamento térmico da bateria de veículos elétricos (EV BTMS).

Em comparação com os veículos de combustível tradicionais, os veículos de nova energia têm várias vezes o espaço de crescimento para sistemas de gerenciamento térmico, e a melhoria marginal tem um maior efeito de condução sobre o espaço da indústria. Semelhante ao sistema de trem de força de um veículo a combustível, o veículo de nova energia precisa aplicar mais refrigeração e aquecimento no “sistema elétrico triplo”, tais como refrigeração da bateria, motor, controle eletrônico e aquecimento da bateria. Ao mesmo tempo, no sistema inteligente de cockpit de veículos puramente elétricos, a aplicação do sistema de resfriamento e aquecimento é mais diversificada.

A terceira é a inovação dos materiais e processos automotivos trazidos pelo peso leve dos veículos de energia nova. Do ponto de vista da demanda, um dos principais problemas que os veículos de energia nova precisam resolver atualmente é o problema da vida útil da bateria, e o peso leve é uma maneira importante de melhorar a vida útil da bateria dos veículos.

Quando o peso de um veículo puramente elétrico é reduzido em 10 quilos, sua vida útil da bateria pode ser aumentada em 2,5 quilômetros. Portanto, como inovar os materiais da carroceria e métodos inovadores de fundição sob a premissa de garantir a segurança também se tornou outra importante direção da inovação de materiais.

Do ponto de vista atual, a aplicação de materiais leves é o meio mais básico para obter veículos leves. Muitos fabricantes podem atingir o objetivo de maior resistência da carroceria e peso mais leve substituindo fibras de carbono e ligas de alumínio-magnésio por aço. E o aço avançado de alta resistência é a direção dos esforços das principais empresas automobilísticas. O uso de aço leve pode alcançar uma redução máxima de 60% do peso original dos veículos de energia nova. Por outro lado, é o peso leve da estrutura da carroceria, que é aplicável tanto aos veículos de energia nova quanto aos veículos de combustível tradicionais, mas relativamente falando, a estrutura leve é a mais fácil de se obter para o projeto de veículos de energia nova, e o custo mais baixo.

Não apenas a estrutura da carroceria, mas também o chassi e outras peças podem ser leves, adotando o conceito de projeto estrutural leve. O método de “fundição sob pressão integrada” é a inovação do peso leve estrutural em termos de estrutura artesanal, e o líder é Tesla. Através da fundição sob pressão de múltiplas peças de liga de alumínio em 1-2 grandes peças fundidas de alumínio, ao invés do método tradicional de estampar múltiplas peças e depois soldá-las juntas, está fundição sob pressão integrada tem redução de custos, peso leve e rápida melhoria A eficiência de produção e outras vantagens estão atualmente no estágio inicial do surto da indústria, e o processo de fundição sob pressão integrado também está liderando a transformação de todo o processo do corpo da indústria

A quarta são as oportunidades de investimento de toda a cadeia da indústria trazidas pela inteligência dos automóveis. Da perspectiva dos elos envolvidos na condução autônoma, ela inclui percepção, posicionamento, planejamento e tomada de decisão e controle.

Além do investimento nas diversas cadeias industriais mencionadas acima, toda a fábrica de máquinas também é um ponto quente para investimento na indústria atual. As novas forças de construção de veículos domésticos, como NIO, Lixiang, Xpeng e outras novas forças de construção de veículos são os primeiros a se beneficiar da melhoria da penetração de veículos de energia nova. Mas com a desaceleração do aumento da taxa de penetração do novo veículo de energia, as forças tradicionais de construção de veículos para o layout do novo veículo de energia, a construção de veículos novas forças em relação às fábricas de automóveis tradicionais a diferença de vantagem estão diminuindo gradualmente, o futuro pode manter uma posição de liderança na feroz concorrência, ainda está a ser visto.

Fonte: Yicai