O primeiro Shanghai Virtual Sports Open (SVS), uma competição de esportes virtuais, abriu oficialmente as inscrições nesta quinta-feira (1). As finais serão realizadas em dezembro. Neste ano, serão realizados cinco eventos, incluindo remo virtual, corrida, esqui, ciclismo e golfe, demonstrando a integração de tecnologias e esportes.
O evento não há limite para a seleção e restrição de nacionalidade, e pessoas de todas as idades podem participar. O prêmio total do evento inaugural é de até 370 mil yuans.
Além disso, os cidadãos podem participar do evento usando seus próprios dispositivos analógicos ou indo para lojas off-line. Através do programa “Shanghai Virtual Sports Open”, os resultados precisam ser enviados para finalizar o cadastro da inscrição.
A transmissão online ao vivo dos jogos da exposição nesta sexta-feira mostrou os competidores jogando através de tecnologias digitais e simuladores. Juss Intelli Sports explicou que todos os jogadores esportivos podem ter a chance de rivalizar com atletas profissionais e estrelas esportivas no metaverso, tendo assim experiências de competição diferentes e únicas e realizando uma “competição sem limites”.
Durante o próximo ano, os esportes virtuais serão expandidos para fitness AI, corrida, futebol e basquete, e outros esportes populares. Enquanto isso, a plataforma Meita Sports Metaverse será temática de esportes inteligentes, combinando AI, 5G, transmissão de nuvens, eventos de nuvens e outras tecnologias.
O evento é patrocinado pelo Centro de Administração de Ciência e Tecnologia Esportiva sob a Administração de Esportes de Xangai e pela estatal Shanghai Juss Sports Group, co-organizada pela Juss Intellisports e Shanghai Media Tech. Ele tem o apoio da Shanghai Electronic Sports Association, Shanghai Ice & Snow Sports Association, Shanghai Cycling Association, Shanghai Automobile and Motor Sports Association, Shanghai Boat Sports Association e Shanghai Golf Association.
O evento espera ajudar Shanghai a construir a “capital digital”, e enraizar a “semente” do esporte entre os jovens através de “tecnologia + esportes”.
Em julho deste ano, a Administração Geral do Esporte da China (GASC, sigla em inglês) criou o “programa de trabalho sobre o esporte para ajudar a estabilizar a economia e promover o consumo e a dinâmica”, apresentando políticas como “acelerar a integração do esporte com novas tecnologias, como 5G, big data e inteligência artificial, e desenvolver vigorosamente o esporte digital”, aprofundando mais uma vez o significado importante de “ciência e tecnologia fundidas no esporte”.
Impulsionado pelo Comitê Executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI, sigla em inglês), áreas emergentes como VR e metaverso tornaram-se um dos melhores veículos para promover e-Sports.
De acordo com o site do Comitê Executivo do Comitê Olímpico Internacional, o COI e o Comitê Olímpico de Cingapura estão explorando a possibilidade de realizar um festival virtual de e-Sports e jogos no início de 2023. O evento SVS pode-se tornar um dos cartões de visita dos esportes de Shanghai.
Ao mesmo tempo, os esportes com maior base de participantes serão introduzidos na versão virtual, como maratona, futebol, tênis e basquete, para melhor popularizar e promover os esportes virtuais e impulsionar o desenvolvimento da indústria.
O remo virtual, o passeio virtual e o virtual racing três eventos pertencem à categoria de esportes de corrida. Apesar de testar a habilidade e a resistência, a vitória final é através de quem for mais rápido.
A nota para o golfe virtual será computada através da quantidade de tacos, o do esqui virtual será baseado no acúmulo de pontos.
Fonte: The Paper