Nos primeiros quatro meses deste ano, o comércio de serviços da China teve um crescimento contínuo. A importação e exportação total de serviços foi de 1,9 trilhão de yuans, um aumento anual de 21,9%, das quais as exportações foram de 933,26 bilhões, 25,1% maior. As importações tiveram uma receita de 974,23 bilhões, crescimento de 19,1%.
O crescimento das exportações de serviços foi de 6 pontos percentuais superior ao das importações, levando o déficit comercial de serviços cair 43,1%, para 40,97 bilhões de yuans. Em abril, comércio de serviços da China foi de 405,2 bilhões de yuans, um aumento anual de 10,8%.
O comércio de serviço qualificado cresceu de forma constante. De janeiro a abril, importação e exportação desse tipo de serviço cresceu em 9,3%, chegando a 800,99 bilhões de yuans.
Entre eles, as áreas com maior crescimento das exportações de serviços de mão-de-obra qualificada foram telecomunicações, serviços de informática e informação e outros serviços empresariais. Já na importação, o que mais cresceu foi serviços de seguros, com uma taxa de crescimento de 91,2%.
O setor de viagens também começou a se recuperar: nesses quatro meses, a importação e exportação de serviços de viagens da China atingiu 271,83 bilhões de yuans, um aumento de 9,5%.
Comércio de serviços em 2021
No ano passado, o comércio de serviços da China também teve um rápido crescimento, com um total de 5,29 trilhões de yuans em todo o ano de 2021, com um déficit comercial diminuindo para 211,27 bilhões. Isso reflete plenamente o ajuste estrutural da China no comércio de serviços, além dos resultados positivos da competitividade das exportações.
O rápido crescimento da indústria de serviços da China estabeleceu uma base sólida para o desenvolvimento coordenado do comércio de serviços. Segundo dados do Escritório Nacional das Estatísticas, em 2021, o valor agregado da indústria de serviços da China aumentou 8,2% ano a ano, representando 53,3% do PIB.
Fonte: Diário do Povo; gov.cn