A criação de salas de aula online tornou-se uma tendência crescente em todo o mundo devido à pandemia. Com escolas fechadas, instituições de ensino tiveram que encontrar maneiras de continuar oferecendo aulas aos estudantes remotamente. Foi quando a procura por tecnologias que permitissem aulas à distância aumentou. Aplicativos com a proposta de conferência online tiveram uma alta demanda com o decorrer do tempo, dentre estes um se destaca mundialmente: o aplicativo chinês ClassIn. Com uma proposta inovadora de sala de aula virtual, o aplicativo está em constante crescimento devido suas ferramentas de uso.
O ClassIn é um aplicativo com a proposta de ser ideal para aulas por possuir um sistema flexível, que proporciona facilidade na interação, chamadas e acesso gratuito. Para usufruir do ClassIn, é necessário apenas a instalação do aplicativo em um computador ou smartphone.
O ClassIn é reconhecido por mais de 60 mil instituições pelo mundo, entre elas Oxford University, Peking University e British Council. Zhu Yu, diretor da U-can Secondary School, vice-presidente da Koolearn Tech e CEO da DFUB, relatou um crescimento vertiginoso no número de alunos que ingressaram nos cursos de verão online da instituição ao longo dos últimos anos.
Sala de aula, não de reunião
O grande diferencial que o ClassIn proporciona ao usuário é a sensação de estar em uma sala de aula, ao invés de uma sala de reunião. Isso transforma o ambiente virtual em uma nova experiência tanto para o professor, quanto para o aluno, criando um espaço mais simples para o aprendizado. O aplicativo conta com diversas ferramentas de auxílio durante a aula.
Professores da Universidade de Pequim, na China, que usaram a ferramenta, consideram o ClassIn o mais eficaz para recriar a experiência de sala de aula e melhorar a interação entre professores e alunos.
Blackboard
A criação de um Blackboard, ou lousa, dentro do ClassIn, é o seu maior diferencial, pois possui ferramentas que ampliam a interação entre professores e alunos através da escrita ou desenho. As opções de manuseio da lousa são simples e fáceis de usar, devido ao design inteligente focado no usuário.
A interação do blackboard se expande ao tratar os usuários como participativos entre as aulas/reuniões, com salas temáticas que estimulam a atenção, além de sistema de lição de casa que incorpora atividades de comprometimento dentro da plataforma.
O sistema possui pelo menos 44 diferentes tipos de métricas e ferramentas para gravar os dados das aulas, o que envolve o rastreamento de informações para diversos tipos de avaliação.
A plataforma também trabalha com sistema de nuvem, onde o usuário pode armazenar e compartilhar dados, tornando mais fácil a transferência de arquivos que podem ser utilizados nas reuniões.
Ferramentas de Auxílio
O serviço é dividido em três partes: a primeira específica para o professor, a segunda para o aluno e a terceira para o administrador.
Para o professor, são designadas funções determinadas para exercer a atividade pedagógica, como atalhos para ferramentas de ensino que aumentam a capacidade de fazer uma aula mais interativa e com grande participação da classe. Há ainda quadro bidirecional, lousa privada, lições de casa, ferramenta de sondagem, salas de descanso, suporte para diversos tipos de curso, entre outros.
Benefícios para os estudantes
O sistema do ClassIn foi pensado para que o aluno seja incluído em todo o processo de aprendizagem, mesmo estando à distância. Por isso, foram criados atalhos virtuais de interação e aproximação desses estudantes. Acessórios para o aluno como salas temáticas, chat do curso fora da sala de aula, salas de aulas temporárias, upload e compartilhamento de arquivos, anotações feitas durante a aula, gravações e a opção de levantar a mão para perguntas, permitem uma maior adesão do estudante ao conteúdo.
O administrador concede ao aluno e professor maior organização e supervisão. Dentro do gerenciador, há a possibilidade de coordenar variadas salas. Gerenciar o agendamento de aulas, permissões personalizáveis, monitoramento de aulas em tempo real, análise de desempenho dos alunos e professores, além de diversas outras ferramentas, determinam um grande acervo de ações possíveis para melhorar a qualidade do ensino a distância.
Fonte: Redação China2Brazil