A Academia Chinesa de Tecnologia da Informação e Comunicação divulgou nesta sexta-feira (6) o relatório do primeiro trimestre de 2022 sobre monitoramento de plataforma de testes em nuvem 5G.
De acordo com o relatório, a velocidade de download em 5G na China permanece 10 vezes maior que a do 4G, com uma velocidade média de 304,8 Mbps. Enquanto o 4G tem velocidade média de 27,8 Mbps. Já na rede wi-fi, a velocidade é de 179,7 Mbps.
Da perspectiva da experiência do usuário nas principais cidades (31 capitais provinciais e cinco cidades com planos separados), como Xangai, a taxa de download é mais alta, com um máximo de 389,2 Mbps, e uma média de 76,7 Mbps.
Conexões autônomas 5G
Na China, as conexões SA (Standalone ou autônomas) de terminal móvel 5G representam mais de 75%, chegando praticamente a cobertura nacional. A função 5G SA é habilitada por padrão para novos dispositivos 5G recém-conectados.
O 5G SA é uma rede 5G totalmente independente do 4G, permitindo uma maior velocidade e baixa latência. Já o NDS (Non-standalone) ainda é uma conexão baseada no 4G, não atingindo todo o potencial da rede móvel de quinta geração.
Os dados medidos da plataforma de teste em nuvem 5G mostram que as conexões SA de quinta geração da China são 76,8% de todas as conexões, enquanto a conectividade NSA representam 23,2%.
As principais marcas de celulares 5G são Honor, Samsung, OPPO, Huawei, Realme e iPhone, sendo elas mais de 90% das conexões.
Fonte: IT Home