Tecnologia

China inaugura primeiro cabo submarino de baixa frequência do mundo

Uma empresa chinesa inaugurou recentemente o primeiro cabo submarino de baixa frequência de 35 kV do mundo. Projetado pelo China Energy Engineering Corporation (Energy China), o cabo entrou no mar na Ilha Dachen, cidade de Tiazhou. As informações são da Comissão de Supervisão e Administração de Ativos Estatais.

A instalação do cabo durou quatro dias e três noites para ser concluída, entre os dias 6 e 9 de maio. O cabo submarino estabelecerá uma base sólida para o comissionamento programado do Projeto de Demonstração de Transmissão Flexível de Baixa Frequência de Taizhou, em junho.

O projeto consiste na construção de uma nova estação de conversão de frequência de 35 kV, subestação Dachen de 35 kV para expandir dispositivos de distribuição de energia de baixa frequência, e linha de cabos submarinos de 35 kV e linhas de suporte da estação de conversão de frequência recém-construídas.

O Projeto de Demonstração de Transmissão Flexível de Baixa Frequência de Taizhou é pioneiro na tecnologia de interconexão de baixa frequência de ilhas, e combinou com a tecnologia de baixa frequência de turbinas eólicas.

Após a sua conclusão, o projeto pode fornecer benefício mútuo eficiente da energia elétrica entre a rede no lado continental e a Ilha Dachen, melhorando a potência reativa de carregamento existente quando a energia eólica é transportada através do cabo submarino, reduzindo a alta perda e desperdício de recursos.

A Energy China disse que a transmissão de energia flexível de baixa frequência é um novo tipo de tecnologia de transmissão de energia CA de alta eficiência baseada em dispositivos eletrônicos de energia totalmente controlados.

A frequência de 50 Hz é reduzida para cerca de 20 Hz através do conversor CA de alta tensão e grande capacidade, que reduz a impedância da linha e reduz a potência reativa de carga da linha de cabo.

 

Fonte: IT Home