Recentemente, o Ministério da Educação da China emitiu oficialmente a nova “grade curricular da educação obrigatória (edição 2022)”, que torna a atividade lúdica e experiência prática como uma matéria independente. Esta nova regra será válida a partir do segundo semestre letivo.
Assim que a nova edição de 2022 foi divulgada no Weibo (rede social chinesa similar ao Twitter), vários pais expressaram apoio, afirmando que saber alguma habilidade será benéfico ao longo da vida dos filhos. Mas houve também uma preocupação genuína: quem vai ensinar os filhos dos pais que não sabem cozinhar?
Sobre a mudança na grade curricular, muitos internautas dos anos 70 e 80 expressaram carinhosamente na internet, dizendo que a atividade lúdica e experiência prática de muitos anos atrás, agora está de volta. Outros internautas esperam que esta nova regra seja bem implementada e ajude as crianças a se desenvolverem plenamente.
Segundo as diretrizes, a experiência prática é definida em 20 grupos com temas diferentes como: limpeza e higiene, organizar e armazenar objetos, cozinhar e nutrição, uso e manutenção de utensílios domésticos, produção agrícola, produção artesanal tradicional, produção industrial, experiência e aplicação de novas tecnologias, serviço de utilidade pública e o voluntariado.
Culinária
Primeira fase de estudos (1 º e 2 º anos), participam de tarefas simples de cozinha, como a escolha de vegetais e a lavagem de vegetais. Na segunda fase de estudos (3 º e 4 º ano), os alunos aprendem a fazer pratos frios, métodos de cozimento ao vapor e refogado, como aquecer pães no micro-ondas, cozinhar guioza e ovo. Na terceira fase de estudos (5 º e 6 º ano), eles aprendem a fazer 2 ou 3 pratos caseiros, como ovo mexido com tomate, ovo frito e sopa de ossos. Há também o planejamento de refeições saudáveis.
Quarta fase de estudos (7 º ao 9 º ano), capaz de montar três refeições por dia, fazer de forma independente de 3 a 4 pratos no almoço ou jantar.
Produção agrícola
Na primeira fase de estudos (1 º e 2 º anos), os estudantes aprendem a plantar e cuidar de 1 ou 2 espécies de plantas ou criar de 1 ou 2 tipos de animais pequenos. Na segunda fase de estudos (3 º e 4 º ano), eles devem cultivar vegetais, e desenvolver habilidades na criação de aves.
Já na terceira fase de estudos (5 º e 6 º ano), fazem plantação e manutenção de 1 ou 2 tipos de vegetais, vasos, árvores, comuns do local onde moram, ou de acordo com os regulamentos relevantes da região, legalmente e em conformidade com a criação de 1 ou 2 tipos comuns de animais domésticos, como coelhos e ovelhas.
Na quarta fase de estudos (7 º ao 9 º ano), experimentam o trabalho de produção local comum, como o cultivo e a criação. Os estudantes também irão desenvolver práticas de trabalho como combinação de vasos, preservação e processamento de produtos agrícolas e subprodutos, aquicultura e cultivo de arroz.
Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: Xinhua