Com o desenvolvimento da tecnologia da informação, o pagamento móvel (sistema semelhante ao Pix no Brasil) penetrou mais profundamente na vida cotidiana dos consumidores chineses. De acordo com um relatório divulgado pela gigante chinesa de pagamentos com cartão, China UnionPay, 85% dos usuários usaram código QR para pagar em 2020.
O relatório, baseado em uma pesquisa conduzida em conjunto pela China UnionPay, vários bancos comerciais e entidades de pagamento, foi publicado pelo 14º ano consecutivo, acompanhando o comportamento de pagamento móvel dos consumidores chineses.
A pesquisa descobriu que 98% dos entrevistados consideravam o pagamento móvel o método de pagamento mais comumente usado, 5 pontos percentuais acima do ano anterior. A proporção de pessoas que pagaram por leitura de códigos QR atingiu 85%, um aumento de 6 pontos percentuais em relação a 2019.
Os chineses usam o pagamento móvel três vezes ao dia em média, disse o relatório. A proporção de pessoas que usam mais de três vezes ao dia aumentou 11% em relação a 2019, enquanto 25% dos entrevistados pagaram via celular mais de cinco vezes ao dia.
As pessoas da geração pós-1995 foram os usuários mais ativos do pagamento móvel de alta frequência, especialmente os homens dessa geração, que usavam o pagamento móvel em média quatro vezes ao dia.
A conveniência é a principal prioridade ao escolher o pagamento móvel, seguida por hábitos e promoção de vendas, disse Wang Yu, diretor sênior do departamento de controle de risco da China UnionPay.
Novos formulários e modos de negócios estão se desenvolvendo rapidamente, e o pagamento offline foi migrado e estendido para mais cenários de consumo, como alimentos frescos, livestreaming e pagamento de saúde.
Cerca de 30% dos entrevistados disseram que compram necessidades diárias através de livestreaming. Segundo o relatório, as novas plataformas de pagamento online, que foram integradas a pequenas lojas físicas como vendedores ambulantes, mercados de vegetais e frutas, ganharam popularidade entre os consumidores.
Quase 8% dos entrevistados experimentaram fraude online e relataram perdas, quatro pontos percentuais abaixo do ano anterior. Três em cada quatro pessoas disseram ter recebido mensagens fraudulentas, das quais 80% vieram de serviços de mensagens de texto, disse o relatório.
Fonte: China daily