Economia

13 empresas chinesas têm valor de mercado que ultrapassa 1 trilhão de yuans

No primeiro semestre de 2021, a maioria dos principais índices de mercado do mundo subiu. O índice ChiNext de ações ordinárias atingiu um recorde nos últimos 6 anos, e a taxa de crescimento ficou entre as mais altas. Após 31 anos de desenvolvimento, o mercado de capitais da China gradualmente está alcançando um estado compatível com a segunda maior economia do mundo. Até agora, existem 13 empresas com valor de mercado maior que 1 trilhão de yuans na China.

O valor de mercado das empresas listadas aumentou. Em 30 de junho de 2021, havia 7.974 empresas chinesas listadas nas 15 principais bolsas de valores do mundo, incluindo Xangai, Shenzhen, Hong Kong e Nova Iorque, um aumento de 232 empresas em comparação com início do ano. Enquanto o valor total de mercado é de 148,6 trilhões de yuans, um crescimento de 8,8% em relação aos 135,59 trilhões de yuans no início do ano, ocupando o segundo lugar no mundo.

Antes do surgimento das Bolsas de Valores de Xangai e Shenzhen, havia apenas algumas dezenas de empresas chinesas listadas, e o seu valor de mercado total era menos de 1 trilhão de yuans.

Em 31 de maio, a CATL se juntou ao “clube do trilhão”, se tornando a primeira empresa chinesa alcançando a marca de um trilhão na ChiNext.

Até 30 de junho, as 500 maiores empresas chinesas tinham 98,78 trilhões de yuans como valor total de mercado, um aumento de cerca de 6% em relação ao começo do ano, representando 66,48% do todo o mercado chinês.

Ainda comparando com o início de 2021, setores de tecnologia e financeiro ainda são a maioria das empresas com mais de 1 trilhão. Tencent Holdings, Alibaba e TSMC ainda estão entre os 3 primeiros na lista de capitalização de mercado e continuam crescendo cada vez mais. A Tencent e Alibaba também estão entre as 10 maiores capitalizações do mercado global.

 

Fonte: 21st Century Business Herald