O comércio eletrônico transfronteiriço está ganhando força na China no contexto da pandemia de COVID-19 que impactou severamente o comércio internacional. A recente aprovação de mais zonas piloto abrangentes de comércio eletrônico transfronteiriço, sem dúvida, acelerou essa tendência.
Na semana passada, o Conselho de Estado da China emitiu um comunicado, aprovando o estabelecimento de mais zonas piloto de comércio eletrônico transfronteiriço em 27 cidades e regiões, incluindo Erdos na Mongólia Interior e a cidade de Yangzhou na província de Jiangsu.
Isso agora eleva a contagem geral de zonas piloto para 132, cobrindo quase todas as regiões de nível provincial na China, desde potências industriais costeiras como Jiangsu, Zhejiang e Guangdong até áreas do interior.
“Como uma nova forma de comércio exterior com grande potencial, o comércio eletrônico transfronteiriço ainda está em seu caminho de rápido crescimento”, disse o Ministério do Comércio.
O comércio eletrônico transfronteiriço, com marketing on-line, transações on-line e pagamento sem contato, cresceu na China nos últimos anos, principalmente durante os últimos dois anos, quando a pandemia impediu as viagens de negócios e o contato pessoal.
De acordo com dados oficiais, o volume de comércio eletrônico transfronteiriço aumentou dez vezes nos últimos cinco anos.
Somente em 2021, as importações e exportações de comércio eletrônico transfronteiriço da China aumentaram 15% ano a ano, para 1,98 trilhão de yuans (cerca de US$ 311 bilhões), com zonas piloto relacionadas desempenhando um papel significativo no estímulo ao crescimento.
A China começou a criar zonas piloto de comércio eletrônico transfronteiriço já em 2015 em Hangzhou, província de Zhejiang, em uma tentativa de testar a nova forma de negócios e digitalizar seus canais de comércio.
Nessas zonas piloto, os governos locais fornecem uma variedade de serviços comerciais que vão desde logística, pagamento, direito, tributação e desembaraço aduaneiro para facilitar os negócios de comércio eletrônico transfronteiriço das empresas.
“Nossa empresa viu benefícios tangíveis após o estabelecimento de zonas piloto de comércio eletrônico transfronteiriço”, disse Wu Fan, chefe da região Ásia-Pacífico da U-Play Corporation, fabricante de produtos de higiene com sede em Anhui.
Atualmente, 90% dos produtos da empresa são vendidos no exterior através do comércio eletrônico transfronteiriço. As importações e exportações internacionais da empresa subiram 62,5 por cento, de 80 milhões de yuans em 2020 para 130 milhões de yuans em 2021, disse Wu, atribuindo esse crescimento a políticas fiscais preferenciais.
O ambiente político favorável para o comércio eletrônico transfronteiriço levou a um aumento contínuo do número de empresas de comércio eletrônico transfronteiriço.
Até agora, a China viu o estabelecimento de mais de 30.000 empresas relacionadas ao comércio eletrônico transfronteiriço, com o volume subindo a cada ano.
Além de beneficiar as entidades do mercado, as zonas piloto de comércio eletrônico transfronteiriço também melhoram a experiência de compra dos consumidores, disse Xu Qing, diretor do departamento de relações públicas da Tmall Global, uma plataforma líder de compras on-line onde os consumidores chineses procuram produtos no exterior.
“Graças ao boom do comércio eletrônico transfronteiriço, os consumidores domésticos podem escolher entre mais produtos estrangeiros com preços mais baixos e entrega mais rápida sem sair de casa”, disse Xu.
Como um dos maiores comerciantes de bens do mundo, espera-se que a China aprimore ainda mais seus pontos fortes competitivos no comércio exterior por meio da expansão de zonas piloto de comércio eletrônico transfronteiriço.
Zhu Caihua, professor da Universidade de Negócios e Economia Internacional, disse que as cidades mais tarde designadas como zonas piloto de comércio eletrônico transfronteiriço devem alavancar as vantagens do desenvolvimento local e aprimorar a inovação institucional para impulsionar o desenvolvimento de alta qualidade da nova forma de negócios.
Fonte: China.org.cn