Tecnologia

Xiaomi promete carga à distância para o futuro Xiaomi 11

Após o carga com e sem fio, os smartphones recebem um novo modelo de carregamento. Em 29 de janeiro, a Xiaomi revelou oficialmente sua tecnologia de carga à distância (Mi Air Charge) e disse que será implementada primeiramente no futuro modelo Xiaomi 11.

A carga à distância não necessita de fio ou base de carregamento. É necessário apenas aproximar o aparelho do raio de operação. A Xiaomi diz que, no futuro, também poderá ser implementada em outros produtos relacionados a Smart Home, como alto-falantes e lâmpadas.

 

(Ilustração do carga à distância)

De acordo com a empresa, o sistema de carga à distância autodesenvolvido de Xiaomi envolve 17 patentes de tecnologia. Entre eles, o núcleo da tecnologia de carga à distância é a localização espacial e a transmissão de energia à distância.

De acordo com a Xiaomi, essa tecnologia é realizada através de uma estação de carregamento em forma retangular que se assemelha a um purificador de ar. Possui 5 antenas de interferência de fase integradas para a localização espacial do telefone em milissegundos; 144 antenas formam um conjunto controlado por fase que transmite ondas milimétricas em direção ao celular, este recebe a onda através de uma miniatura de antena integrada no celular, dessa forma, permite a carga de longa distância de 5 watts dentro de um certo raio.

(Ilustração do carga à distância)

A partir da demonstração oficial, este conjunto de equipamentos pode cobrir a sala de estar, até mesmo realizando a carga com o celular em uso. Além disso, permite que vários dispositivos sejam carregados ao mesmo tempo (a potência máxima de 5 watts por dispositivo), mesmo que o celular seja colocado no bolso ou com algum objeto cobrindo-o, não houve anormalidades no carregamento.

Antes de a Xiaomi revelar esta tecnologia, a Motorola também anunciou sua própria tecnologia de carga à distância que pode carregar múltiplos dispositivos. A diferença é que a tecnologia da Motorola tem uma estação menor e a função de carga é interrompida quando um objeto cobre os equipamentos.

Quanto ao prazo em que a tecnologia vai ser aplicada e comercializada, a Xiaomi não deu um tempo exato, dizendo que ela é apenas uma tecnologia na fase de pesquisa. Portanto, o preço da estação de carga a distância, o tamanho exato do produto e preocupações externas sobre radiação só serão divulgadas quando o produto estiver realmente à venda.

(Ilustração Mi Air Charge)

 

 

Fonte: 21st Century Business Herald; Sina News