Destaques da Semana

Xi Jinping receberá Rússia, Índia e países da Ásia Central na cúpula da OCX

Xi Jinping Rússia
Fonte da imagem: Li Xueren/ Xinhua

A cúpula da Organização para Cooperação de Xangai (OCX) de 2025 será realizada de 31 de agosto a 1º de setembro em Tianjin. Esta será a quinta vez que a China organiza o encontro desde a criação do bloco.

No dia 22 de agosto, o assistente do Ministro das Relações Exteriores, Liu Bin, informou em coletiva de imprensa que o presidente Xi Jinping participará das reuniões com mais de 20 chefes de Estado e de governo, além de 10 representantes de organizações internacionais. O objetivo é discutir o futuro da OCX, avaliar a cooperação entre os membros e definir diretrizes de desenvolvimento para os próximos anos.

Entre os líderes confirmados estão o presidente da Bielorrússia, Aleksandr Lukashenko; o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi; o presidente do Irã, Masoud Pezeshkian; o presidente do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokayev; o presidente do Quirguistão, Sadyr Japarov; o primeiro-ministro do Paquistão, Shehbaz Sharif; o presidente da Rússia, Vladimir Putin; o presidente do Tajiquistão, Emomali Rahmon; o presidente do Uzbequistão, Shavkat Mirziyoyev; e o presidente da Mongólia, Ukhnaagiin Khürelsükh.

Também participarão o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev; o primeiro-ministro da Armênia, Nikol Pashinyan; o primeiro-ministro do Camboja, Hun Manet; o presidente das Maldivas, Mohamed Muizzu; o primeiro-ministro do Nepal, Khadga Prasad Sharma Oli; o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan; o primeiro-ministro do Egito, Mostafa Madbouly; o presidente do Turquemenistão, Serdar Berdimuhamedow; o presidente da Indonésia, Prabowo Subianto; o secretário-geral do Partido Comunista do Laos e presidente do país, Thongloun Sisoulith; o primeiro-ministro da Malásia, Anwar Ibrahim; e o primeiro-ministro do Vietnã, Phạm Minh Chính.

Além dos chefes de Estado e de governo, representantes de organizações multilaterais também foram convidados. Entre eles estão o secretário-geral da ONU, António Guterres; o secretário-geral da OCX, Yermekbayev; o diretor do Comitê Executivo da Estrutura Regional Antiterrorista da OCX, Sharsheev; o secretário-geral da Comunidade dos Estados Independentes (CEI), Lebedev; o secretário-geral da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), Kao Kim Hourn; e o secretário-geral da Organização do Tratado de Segurança Coletiva (OTSC), Tasmagambetov.

Também confirmaram presença o secretário-geral da Organização de Cooperação Econômica China-Ásia Central, Asad Khan; o secretário-geral da Conferência sobre Interação e Medidas de Construção de Confiança na Ásia (CICA), Saribay; o presidente do Comitê Executivo da Comissão Econômica da Eurásia, Sagintayev; e o presidente do Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura (BAII), Jin Liqun.

Fonte: Jiemian.com