Tecnologia

Xangai terá polo de Data Center até 2025

Data Center
Fonte da imagem: Ou Dongqu/ Xinhua

A Área Especial de Lingang, em Xangai, planeja se tornar um centro de data centers no valor de 10 bilhões de yuans (US$ 1,4 bilhão) até o próximo ano. Segundo Tang Hao, vice-diretor da administração da área, o poder de computação inteligente deve representar cerca de quatro quintos desse montante.

Durante uma conferência recente, Tang mencionou que Lingang planeja desenvolver um sistema diversificado de computação inteligente, que combinaria capacidades básicas e processamento de alta performance. Para incentivar essa transformação, a região lançou uma nova política que oferece subsídios de até 10 milhões de yuans (US$ 1,4 milhão) por um período máximo de cinco anos para data centers com capacidade inteligente superior a 1.000 petaflops. Além disso, Lingang oferece incentivos para promover o desenvolvimento sustentável e independente.

Fundada em 2019, Lingang já atraiu oito data centers, incluindo instalações das três principais operadoras de telefonia móvel do país, além do SenseTime Group e da operadora de computação em nuvem Yovole Networks. A eficiência energética combinada de Lingang é impressionante, com um índice de consumo de energia inferior a 1,3, indicando um uso eficaz da energia, sendo 1 o valor ideal. A carga de computação despachável atual é de cerca de três exaflops, representando aproximadamente 20% do total de Xangai.

A meta para 2025 é elevar a capacidade de carga despachável para mais de cinco exaflops e manter o índice de consumo de energia abaixo de 1,25, segundo Tang. Além disso, a área está investindo no treinamento de grandes modelos de linguagem, auxiliando a China Telecom a lançar seu TeleChat e a SenseTime a apresentar o SenseNova 5.0. Lingang busca ampliar as conexões entre data centers e desenvolvedores de modelos de linguagem para expandir a aplicação da inteligência artificial, enquanto promove o crescimento sustentável da economia digital.

Com essas iniciativas, Lingang está bem posicionado para se tornar um centro importante para inovação em tecnologia, estabelecendo as bases para uma transformação significativa no cenário digital de Xangai e da China.

Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: Yicai Global
Imagem principal: Ou Dongqu/ Xinhua