A primeira biblioteca com tecnologia de Inteligência Artificial (AI, sigla em inglês) de Xangai será inaugurada neste sábado (1) no centro do Distrito de Changning, apresentando uma ampla gama de serviços inteligentes e robóticos.
A sala de leitura “New Page” na Biblioteca Changning tem como objetivo mostrar como será uma biblioteca do futuro.
Após a digitalização facial na entrada, um “funcionário” de inteligência artificial recomendará novos livros aos visitantes com base em seus registros de leitura e de empréstimo.
Dentro de três minutos, o robô entregará os livros solicitados, que os visitantes podem levar para casa ou ler no local.
Após a leitura, eles podem convocar o robô novamente e devolver os livros à sua barriga.
Os chips de identificação por radiofrequência (RFID, sigla em inglês) são anexados a cada livro e prateleira, para que os visitantes e o pessoal da biblioteca possam encontrar rapidamente os livros.
Várias máquinas de desinfecção de livros foram instaladas como parte das medidas de prevenção da COVID-19.
As pessoas também podem baixar livros eletrônicos para seus smartphones através de uma grande tela sensível ao toque ou lê-los diretamente através do aplicativo WeChat da biblioteca.
Serviços convencionais têm sido mantidos em outras seções da biblioteca para atender idosos e pessoas sem telefones inteligentes, disse Zhu Jianwei, chefe do Departamento de Cultura e Turismo do Distrito de Changning.
Se o projeto de teste for bem-sucedido, o cenário da biblioteca inteligente será promovido para as outras de nível sub distrital e municipal em Changning, disse Zhu.
Fonte: The Paper