Empreendedorismo

Xangai cria mais de 320 empresas de tecnologia por dia em 2025

Xangai empresas de tecnologia
Imagem: Xinhua

Xangai, no leste da China, criou em média mais de 320 novas empresas de tecnologia por dia em 2025, segundo o relatório apresentado na sessão anual da Assembleia Popular Municipal da cidade. O governo municipal atribui o resultado à ampliação de políticas de apoio à inovação científica e tecnológica e ao aumento dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento.

Em 2025, os gastos de Xangai em pesquisa e desenvolvimento (P&D) alcançaram cerca de 4,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do município, de acordo com o relatório de trabalho do governo local.

No mesmo período, o valor da produção das indústrias emergentes estratégicas no setor industrial cresceu 6,5%. Além disso, a escala combinada dos três principais setores, circuitos integrados, biomedicina e inteligência artificial, superou 2 trilhões de yuans (cerca de US$287,6 bilhões).

Ao final de 2025, Xangai reunia mais de 23 mil pequenas e médias empresas (PMEs) inovadoras, 13 mil PMEs especializadas e mil empresas classificadas como “pequenas gigantes”, voltadas a nichos específicos. Segundo o governo municipal, a cidade manteve políticas de apoio a empresas líderes em tecnologia e companhias de alto crescimento.

Além disso, o governo de Xangai lançou 18 incubadoras voltadas a setores de tecnologia emergente, que atendem áreas como optoeletrônica quântica, sensoriamento inteligente, biologia sintética e terapias celular e genética.

Para 2026, o relatório do governo municipal prevê o fortalecimento das políticas de inovação, o aprimoramento do sistema de formação de empresas de base tecnológica e a criação de mais de 50 fábricas inteligentes avançadas.

Fonte: Xinhua