Economia

Weilong, marca mais famosa de petisco apimentado da China, com faturamento de mais de US$620 milhões, realizará IPO

De acordo com a Bolsa de Hong Kong, a conhecida marca de petisco picante Weilong apresentou recentemente um pedido de listagem, com a Morgan Stanley, China International Capital Corporation (CICC) e UBS AG como seus patrocinadores conjuntos. O nome da empresa a ser listada é “Weilong Delicious Global Holdings Limited”.

De acordo com o pedido de listagem, a receita da Weilong cresceu continuamente, atingindo  RMB 2,752 bilhões em 2018, RMB 3,385 bilhões em 2019 e RMB 4,120 bilhões (aproximadamente US$620 milhões) em 2020, com uma taxa de crescimento anual composta de 22,4% nesse período.

Os produtos da empresa incluem três categorias principais de massas alimentícias temperadas, produtos vegetais, produtos de soja e outros. Vale notar que desde 2018, a participação na receita de massas alimentícias temperadas, produtos de soja e outros vem diminuindo anualmente, enquanto a de produtos vegetais tem aumentado significativamente, de 10,8% em 2018 para 28,3% em 2020. No entanto, os produtos de massa temperada ainda representam a maior parcela da receita, com 65,3% em 2020.

Em termos de lucro, de acordo com o pedido de listagem, o lucro da empresa para o ano será de RMB 476 milhões, RMB 668 milhões e RMB 819 milhões de 2018 a 2020, respectivamente. Além disso, a margem de lucro líquido da empresa atingiu 19,9% em 2020.

Em termos de canais de vendas, Weilong disse que os clientes da empresa são principalmente distribuidores offline e online, seguidos por consumidores individuais que fazem compras nas lojas online da empresa. Com a mudança no comportamento de compra do consumidor, a Weilong expandiu seus canais para incluir supermercados, cadeias de lojas de conveniência e comércio eletrônico. A empresa disse que a receita do canal online aumentou 52,2% de RMB 251 milhões em 2019 para RMB 382 milhões em 2020. Entretanto, mais de 90% da receita da Weilong em 2020 foi obtida pelo canal offline, com o canal online respondendo por 9,3%.

Weilong mencionou que em 4 de maio de 2021, a empresa declarou um dividendo de US$ 560 milhões aos acionistas existentes (excluindo antigos investidores) e que planeja pagar esse dividendo em maio de 2021. Embora a empresa não tenha atualmente uma política formal de dividendos ou uma taxa fixa de distribuição de dividendos, o Conselho poderá declarar dividendos no futuro, após considerar vários fatores.

Com relação ao uso do capital absorvido durante o IPO, a Weilong mencionou vários aspectos, incluindo a construção de novas fábricas, expansão e atualização de instalações de produção e sistemas de cadeia de fornecimento; investimento ou aquisição de negócios com sinergias a empresa; expansão adicional da rede de vendas e distribuição; construção de marcas; eventos de desenvolvimento de produtos e aprimoramento das capacidades de P&D; e avanço da inteligência digital do negócio.

 

Fonte: 21st Century Business Herald