O aplicativo WeChat lançou oficialmente uma função de acúmulo de pontuação por pagamento. A pontuação é baseada na identidade do usuário, comportamento de consumo e histórico de crédito, para fornecer uma avaliação abrangente da confiabilidade de uma pessoa em relação ao pagamento. Agora, com o sistema de pontuações, os usuários do WeChat podem usufruir de 1.038 serviços de crédito, como os da Didi, Pinduoduo, JD.com, SF Express, Spring Airlines, Ctrip, Meituan, Wanda Hotel, entre outros.
Os serviços de crédito incluem “empréstimos sem depósito”, “hospedagem sem depósito”, “pagamento somente depois”, cobrindo vários cenários como viagens, compras, serviços do dia a dia, reservas de acomodações e assim por diante.
Empréstimos sem depósito
Com uma pontuação de crédito alta o suficiente, os usuários do WeChat podem alugar itens como power banks, guarda-chuvas, bicicletas e utilizar outros serviços de aluguel sem fazer depósitos, por exemplo, o aluguel de uma câmera digital que precisa de um depósito alto, que geralmente custa dezenas de milhares de yuans. Os usuários não precisam mais se preocupar com o retorno do depósito se a empresa de aluguel ou de compartilhamento de bicicletas falir.
Hospedagem sem depósito
Se a pontuação de pagamento do usuário do WeChat atingir o limite estabelecido pelos comerciantes, os usuários também podem evitar fazer o depósito de hospedagem, o pagamento antecipado da taxa do quarto, o check-out e a inspeção do quarto, além de evitar filas longas, facilitando e agilizando o check-in.
Pagamento posterior
Em cenários como aluguel de carro online, entrega por courier, carregamento de carro elétrico e cadeira de massagem compartilhada, os usuários podem aproveitar o serviço primeiro e então posteriormente ao uso, o sistema deduzir automaticamente o dinheiro no WeChat Pay. No varejo inteligente autônomo em supermercados, restaurantes, lojas de conveniência, por exemplo, os usuários do WeChat também podem pagar após obter as mercadorias.
O sistema de classificação de crédito do WeChat é semelhante ao Zhima Credit, ou Sesame Credit, da Alipay, que calcula a pontuação de crédito dos usuários com base em vários fatores, como compras nos aplicativos de e-commerce da Alibaba e gastos com a carteira digital da Alipay. A principal diferença é que o WeChat leva em consideração as relações sociais, o que significa que as pontuações de amigos podem impactar umas as outras. Mas o sistema de crédito do WeChat é novo e não tão maduro quanto o Alipay, especialmente em termos de serviços de empréstimo.
De acordo com relatos da mídia chinesa, as pontuações variam amplamente, de 300 a 850. No dia 3 de Junho, Huateng Ma, o fundador da Tencent, postou sua pontuação de 835 no WeChat Moments, mas foi derrotado 10 minutos depois por uma pontuação de 848.
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Fonte: The Paper News; it168.com