Economia

Volume de vendas do varejo online na China cresce 11,5% de janeiro a abril

Vendas do varejo online na China

O comércio eletrônico na China manteve um crescimento rápido de janeiro a abril de 2024, desempenhando um papel ativo na melhoria do nível de digitalização do comércio, no estímulo ao crescimento do consumo e na expansão da cooperação internacional. Segundo o Departamento de Comércio Eletrônico do Ministério do Comércio da China, nos primeiros quatro meses do ano, o volume das vendas de varejo online em todo o país atingiu RMB 4,41 trilhões, um aumento de 11,5% em comparação com o mesmo período do ano passado.

O volume das vendas de varejo online de bens físicos foi de RMB 3,74 trilhões, um aumento de 11,1%, representando 23,9% em valores do total das vendas de varejo de bens de consumo social.

Acelerar o processo de digitalização

O Ministério do Comércio está implementando as decisões e planos do Comitê Central do Partido e do Conselho de Estado para desenvolver a economia digital da China, elaborando o “Plano de Ação Trienal para o Comércio Digital (2024-2026)”.

O plano engloba cinco ações-chave: fortalecimento da base digital, expansão do consumo digital, promoção do comércio digital, incentivo à produção digital e abertura do comércio digital. Além disso, detalha 20 medidas específicas para melhorar integralmente o nível de digitalização, networking e inteligência do desenvolvimento do comércio.

Crescimento de novos pontos de consumo online

O Ministério do Comércio, juntamente com os departamentos relevantes, realizou a 6ª edição do Festival de Compras Online de Dupla Qualidade, com mais de 230 eventos em todo o país para promover o comércio global digital e capacitação digital, para melhor atender às necessidades de marcas. Durante o evento, o volume de vendas do varejo online em todo o país aumentou 12,1%.

Os produtos digitais e sustentáveis cresceram rapidamente, com equipamentos de comunicação, eletrodomésticos poupadores de energia e artigos esportivos e de entretenimento aumentando 20,2%, 15,5% e 21,6%, respetivamente, de janeiro a abril. O crescimento do consumo de serviços foi mais rápido do que o geral, com o volume de consumo de serviços online monitorado pelo Ministério do Comércio aumentando 25,1% de janeiro a abril.

Novos avanços na cooperação internacional em comércio eletrônico

O Ministério do Comércio da China e o Ministério do Comércio Interno e Externo da Sérvia assinaram um memorando de entendimento, estabelecendo um mecanismo de cooperação em comércio eletrônico, realizando pesquisas conjuntas e treinamento de pessoal, promovendo a cooperação local, incentivando a colaboração entre empresas e facilitando a ligação entre pequenas e médias empresas e grandes plataformas. Até o momento, a China estabeleceu mecanismos de cooperação em comércio eletrônico com 31 países. A construção da Zona Piloto de Cooperação em Comércio Eletrônico “Rota da Seda” de Xangai está progredindo bem, com 36 das 38 medidas piloto iniciadas e implementadas.

Fonte: finance.people.com.cn
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