A China é um país milenar, construído por dinastias diferentes. As montanhas sagradas foram escolhidas por comporem parte dessa história, por terem sido importantes destinos de peregrinação dos imperadores e de pessoas que faziam parte dos impérios.
São pontos que seguem filosofias religiosas e fazem referência aos cinco pontos cardeais da terra, contando o central. Toda essa carga cultural fez com que as montanhas sagradas, os templos e as belezas naturais, se tornassem pontos turísticos muito visitados e procurados por visitantes estrangeiros e moradores locais.
Uma curiosidade interessante é que, em chinês, a expressão utilizada para falar de peregrinação é “Chaosheng”, que é uma expressão abreviada de “Chaobai Sheng Shan” que significa “adore uma montanha sagrada”.
Grandes Montanhas Sagradas da China:
Montanha Tai Shan (Montanha Leste)
Conhecida também como “montanha tranquila” ou “primeira montanha sob o Céu”, o local tem o primeiro registro da presença do homem por volta de 219 a.C. pelo imperador Shih-huang, quando enormes comitivas o acompanhavam na peregrinação.
Segundo a história, ao longo dos anos mais de 72 imperadores já passaram por Tai Shan.
Hoje é possível ver os poemas e homenagens escritos nas paredes que cercam o caminho até o alto da montanha. O monte fica localizado na província de Shandong, na parte leste do norte da China, e tem uma área de aproximadamente 426 km² e o pico mais alto chega a 1.545 metros de altura.
Montanha Heng Shan Bei (Montanha Norte)
Considerado o monte da permanência, a montanha fica localizada na província de Shanxi tem um dos picos mais altos da China com 2.017 metros de altura, somando o total de 108 picos e 105 quilômetros. Ao pegar a trilha, é possível conhecer o templo Hengzong, o principal de Heng Shan. Caminhando mais um pouco pela trilha, os turistas chegam ao pico da montanha.
Montanha Heng Shan Nan (Montanha Sul)
Localizada na parte central da província de Hunan, a montanha é também conhecida como Nan Yue. O local é conhecido como símbolo do equilíbrio, é famoso por suas belas paisagens, templos magníficos, névoa e nuvens. Muitos turistas e chineses consideram a mais bonita montanha do sul da China por suas rochas, cavernas, lagoas, riachos e cachoeiras. Heng Shan Nan tem 72 picos, sendo Zhourong o mais alto com 1.290 metros de altura.
Montanha Hua Shan (Montanha Oeste)
Conhecida como símbolo do esplendor e como montanha ocidental, ela fica localizada na província de Shaanxi, sendo a montanha mais íngreme sob o céu. Ela é composta por cinco picos e o mais alto, o Pico Sul tem 2160 metros.
O ponto é famoso por suas vistas naturais, cordilheira, caminhos e grandes penhascos. Ao contrário da Tai Shan, que ficou conhecida pelos imperadores e pela área para peregrinação inacessível, essa montanha era mais popular entre os imperiais e a população local até o século II a.C.
Montanha Song Shan (Montanha Central)
A montanha fica do lado sul do Rio Amarelo, na província de Henan. A montanha é mundialmente conhecida por ser o local onde fica o Templo Shaolin, famoso pelos treinamentos de monges especialistas em kung fu. O pico Liantian, o mais alto, tem 1.512 metros de altura e o monte tem uma área total de 450 quilômetros quadrados, com templos e encostas. Entre ele está o templo Zhong Yue, com cerca de mil salões e pavilhões, e famoso pelos quatro guardas de ferro que o protege. Eles têm têm metros e altura cada e foram criados em 1064 d.C.
Quer conhecer mais sobre a China? Leia também: Pontos Turísticos que são Patrimônio Mundial da UNESCO na China