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Vivo lidera mercado de smartphones da China no segundo trimestre; Apple ocupa a sexta posição, diz IDC

Vivo China
Fonte da imagem: Xinhua

A fabricante chinesa de smartphones Vivo Communication Technology saltou do quinto para o primeiro lugar em participação de mercado na China no segundo trimestre deste ano, enquanto a gigante tecnológica americana Apple caiu do terceiro para o sexto lugar, de acordo com a International Data Corporation (IDC).

A participação de mercado da Vivo subiu para 18,5% de 17,2% nos três meses encerrados em 30 de junho em comparação com o ano anterior, informou a IDC em um relatório publicado hoje. A Huawei Technologies ficou em segundo lugar com 18,1%, seguida pela Oppo com 15,7% e pela Honor com 14,5%, enquanto a Xiaomi subiu para a quinta posição com 14%.

Com sede em Dongguan, a Vivo conquistou a maior participação no mercado de smartphones com preços entre 1.000 yuans e 2000 yuans(US$ 138 e US$ 276), entre 3.000 yuans e 4000 yuans, e entre 4000 yuans e 5000 yuans. Sua sub-marca iQOO teve 5,5% do mercado total, tornando-se a sub-marca de maior sucesso.

“Embora as promoções de preços tenham ajudado a melhorar a demanda pelo iPhone no segundo trimestre, a Apple ainda viu um declínio anual de 3,1%, enquanto o mercado geral de Android cresceu 11,1%,” observou a IDC. As marcas chinesas dominaram os cinco primeiros lugares “após uma pausa de quase quatro anos”, acrescentou.

As entregas de smartphones dobráveis na China atingiram 2,6 milhões de unidades e mantiveram um aumento de três dígitos em comparação com o ano anterior. Com o lançamento dos módulos dobráveis de próxima geração de mais empresas, o mercado provavelmente continuará a crescer rapidamente na segunda metade do ano, desenvolvendo-se melhor do que os mercados globais relevantes, destacou a IDC.

A Huawei ficou em primeiro lugar no mercado de telefones dobráveis com uma participação de 41,7%, seguida pela Vivo com 23,1%, pela Honor com 20,9%, pela Oppo com 8,4% e pela Samsung com 3%.

A participação de mercado dos telefones de alta gama, ou aqueles com preços acima de US$ 600 cada, subiu 2,8 pontos percentuais para 25,9% no trimestre em comparação com o ano anterior, enquanto a dos telefones com preços entre US$ 200 e US$ 600 caiu 2,8 pontos para 46,3%. Alguns consumidores de renda média optaram por reduzir o consumo em meio a impactos econômicos, escolhendo produtos mais baratos ou usados que ainda atendem às necessidades básicas.

As remessas de smartphones na China saltaram 8,9% para 71,6 milhões de unidades no segundo trimestre em comparação com o ano anterior, acrescentou a IDC.

Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: Yicai Global