Recentemente, um criador de conteúdo chamado Zhi Hui Jun, publicou na rede social BiliBili, um novo vídeo do seu projeto XUAN (eXtremely Unnatural Auto-Navigation). Ele desenvolveu do zero uma bicicleta autônoma. O projeto levou cerca de 4 meses para ficar pronto, basicamente ocupando apenas finais de semana.
O nível e sofisticação do projeto é tão alto que viralizou na internet. O vídeo obteve mais de 1,5 milhão de visualizações em poucos dias, e ficou tão popular, que até mesmo o proprietário da plataforma BiliBili, Chen Rui, comentou dizendo que ele redefiniu o conceito de bicicleta.
A bicicleta base escolhida foi uma bicicleta fixa (Fixed Gear). Uma das características desta bicicleta é sua estrutura simples e a ausência de freios. Dessa forma, o autor fez primeiro um modelo CAD da bicicleta no computador, e uma vez feito o trabalho de modelagem, é obtida uma bicicleta virtual. Depois disso, todo o trabalho de modificação pôde ser feito no computador.
No vídeo foram apresentadas a direção autônoma da bicicleta
Ao tirar o pé de apoio, a bicicleta fica de pé e estável
Ela fica de pé mesmo adicionando um pacote em um lado da bicicleta.
A bicicleta pode realizar até mesmo posições acrobáticas difíceis.
A bicicleta pode andar por conta própria e fazer curvas.
É uma bicicleta que pode evitar obstáculos e pegar a estrada.
O projeto foi criado em três grandes etapas:
1) Modificação de Hardwares: como uma bicicleta é um sistema com motor fraco, a primeira coisa a fazer é deixá-la levantada e depois correr. Esta etapa envolverá um conjunto complexo de sistemas de controle automático.
2) Inteligência: afinal de contas, para ser autônomo, o elemento “humano” tem que ser eliminado. Portanto, este passo é equipar uma rede sensorial e um chip de computação com potência computacional suficiente para ser o cérebro da bicicleta.
3) Software e algoritmos: o passo final é desenvolver e implementar um conjunto de algoritmos de percepção e controle baseados no hardware mencionado acima, que é chamado de “injetar a alma”.
Link do vídeo
https://www.bilibili.com/video/BV1fV411x72a
Fonte: 36Kr; QbitAI