Douyin, a versão chinesa do TikTok, abriu um canal de ginástica, incentivando os usuários a fazer exercícios físicos através de recompensas em dinheiro.
A plataforma de vídeos curtos, Douyin, que tem mais de 700 milhões de usuários ativos diariamente, estreou uma função para os usuários assistirem a aulas de ginástica ao vivo ou gravadas por celebridades chinesas, como Will Liu, e outros, em meio a uma onda de interesse em treinos em casa durante a pandemia.
A escala do mercado de fitness da China manterá um aumento anual de 100 bilhões de yuans (US$ 13,9 bilhões) para atingir 1,48 trilhão de yuans (US$ 210 bilhões) em 2026, de acordo com um relatório publicado pela Zhongtai Securities.
Até 70% do mercado de fitness da China costumava estar offline, mas isso está mudando rapidamente em meio à pandemia, por Zhongtai Securities. Este ano, o tamanho do mercado de fitness online deve exceder, pela primeira vez, seu equivalente offline. Nos próximos cinco anos, a taxa de crescimento do composto deverá ser de 13,5%.
Este ano, o volume de live-streams de fitness e suas sessões no Douyin mais que dobrou em relação a um ano atrás, de acordo com um documento que a empresa sediada em Pequim divulgou em agosto. Os usuários fizeram 130 milhões de comentários e compartilharam conteúdo de live-streaming mais de 22,9 milhões de vezes.
Espera-se que a ação de Douyin estimule conversas em sua concorrente, Keep, que está se preparando para um IPO em Hong Kong. A empresa sediada em Pequim arquivou seu prospecto pela segunda vez em setembro, depois que o anterior expirou.
Vale notar que, vídeos relacionados a pesca é o que tem mais quantidade de vídeos desde o início do ano até hoje, em seguida são pelo basquete, fitness indoor, yoga e corrida.
Os cinco principais esportes aquáticos com o maior crescimento anual em visualizações são o remo, a lancha, o surfe, o mergulho e a natação.
Os 10 esportes de tendência mais apreciados na plataforma foram patinação, esqui, skate, Parkour, futebol americano, golfe, bungee jumping, hóquei no gelo e esgrima, entre eles patinação e esqui, receberam 880 milhões e 320 milhões de likes, respectivamente.
Fonte: Dengbiao