Destaques da Semana

Verão chinês faz crescer fluxo de pessoas em viagens em 11%

Verão
Fonte da imagem: Wang Quanchao/ Xinhua

A Administração da Aviação Civil da China informou nesta sexta-feira, 23, que, durante a temporada de verão deste ano, a aviação transportou 117 milhões de pessoas, com uma média diária de 2,286 milhões, representando um aumento de 11% em relação ao ano anterior.

Seguindo Zhang Qing, diretor do Departamento de Planejamento e Desenvolvimento da Administração, de maneira geral, o mercado de transporte aéreo durante o verão deste ano manteve a tendência de alta. Desde o início de agosto, o volume diário de passageiros transportados superou continuamente 2,3 milhões, atingindo um recorde histórico de 2,4514 milhões em 10 de agosto.

No âmbito doméstico, as principais rotas entre os quatro grandes grupos urbanos – Pequim-Tianjin-Hebe, Delta do Yangtze, Delta do Rio das Pérolas e Chengdu-Chongqing – mostraram um papel de suporte forte em quesito de transporte aéreo de passageiros.

Entre as oito cidades e aeroportos de Pequim, Xangai, Guangzhou, Shenzhen e Chengdu, foram transportados 7,246 milhões de passageiros em 24 rotas. Aeroportos em cidades turísticas regionais como Altay, Turpan, Liupanshui, Hohhot, Hami e Wudalianchi tiveram um aumento de mais de 80% no volume de passageiros em comparação ao ano passado, e aeroportos como Ankang, Lijiang, Jinzhou, Kashgar e Hotan apresentaram uma taxa de ocupação média superior a 90%.

No âmbito internacional, a demanda por turismo e viagens de estudo foi liberada de forma concentrada, e o mercado de transporte aéreo internacional continuou a aquecer. Atualmente, o número de voos internacionais já ultrapassou 6.300 por semana, com um aumento de quase 10% em relação ao final de junho, e os destinos mais procurados incluem Japão, Coreia do Sul e países e regiões do Sudeste Asiático. A realização dos Jogos Olímpicos de Paris elevou significativamente o aquecimento do mercado de transporte aéreo entre a China e a França durante o verão.

Oferta de capacidade foi continuamente otimizada

Desde o início do verão chinês até 20 de agosto, as unidades de aviação civil garantiram um total de 953.000 voos, com uma média diária de 18.682 voos, um aumento de 7,9% em relação ao ano anterior, atendendo efetivamente à demanda de viagem dos passageiros. Especialmente no que diz respeito ao atendimento de cidades de terceiro e quarto níveis e áreas remotas, a Administração da Aviação Civil continuou a promover a construção de uma rede de transporte aéreo “integrada e conectada”.

Recentemente, a Administração da Aviação Civil e o Grupo Ferroviário Nacional assinaram um “Acordo de Cooperação Estratégica para Promover o Desenvolvimento de Alta Qualidade do Transporte Aéreo e Ferroviário”. Atualmente, seis companhias aéreas, incluindo Air China, China Eastern Airlines, China Southern Airlines, Spring Airlines, Xiamen Airlines e Sichuan Airlines, estabeleceram conexão de sistemas de vendas de bilhetes aéreos com a plataforma ferroviária 12306, realizando a venda “integrada” de bilhete unificado para aéreo e ferroviário.

Fonte: thepaper.cn