Tecnologia Economia

Veja como os carros elétricos chineses estão agindo no mercado; Xpeng Motors vendeu quase 13 mil veículos em janeiro de 2022

No primeiro dia de fevereiro de 2022, as três fabricantes NIO, Li Auto e Xpeng anunciaram suas vendas de janeiro. A Xpeng ficou com a liderança, com 12.922 veículos entregues, mais uma vez conquistando o campeão de vendas mensais da nova força automobilística chinesa.

Li Auto ficou bem próximo da Xpeng Motors, com 12.268 unidades vendidas, enquanto a NIO ficou em terceiro, entregando 9.652 carros em janeiro.

Do ponto de vista percentual, Xpeng Motors teve um aumento de 115% nas vendas em relação ao ano anterior, Li Auto superou a Xpeng nesse aspecto, com crescimento de 128,1%. Já a NIO ficou em última novamente, com aumento ano-a-ano de 33,6%.

Para a Xpeng, o modelo mais vendido foi o Xpeng P7, com 6.707 unidades entregues em janeiro e mais de 80 mil unidades acumuladas. Até o final de janeiro de 2022, o volume acumulado de entregas da Xpeng Motors ultrapassou 150 mil veículos.

Metas para 2022

Durante o ano passado, Xpeng Motors, NIO e Li Auto entregaram 98.155, 91.429 e 90.491 veículos, respectivamente. Infelizmente, não conseguiram ultrapassar da faixa de 100 mil entregas anuais, meta que a indústria automobilística acredita que as 3 fabricantes consigam atingir.

Por um lado, a taxa de penetração de veículos de nova energia continua forte. A China Passenger Car Association prevê que o volume de vendas de NEVs (veículos de nova energia) será superior a 5,5 milhões em 2022, o que é praticamente o dobro de 2021. Além disso, a associação também espera que a taxa de penetração de NEVs atinja cerca de 25% neste ano.

Por outro lado, NIO e Xpeng lançarão fortes modelos em 2022. NIO ET5 será o primeiro coupé da NIO, enquanto Xpeng lançará o G9, o primeiro SUV elétrico da Xpeng. Ambos os modelos foram incluídos na lista dos “22 carros mais esperados do mundo em 2022”, de acordo com o site especialista em veículos elétrico Electrek.

 

Fonte: The Paper