Depois de conduzir um veículo elétrico de fabricação chinesa durante quase um ano, Israel Aguilar, do México, descobriu que a transição de um veículo de combustível para um Veículo de Nova Energia (NEV, sigla em inglês) lhe proporcionou uma experiência de viagem diferente.
Tal como Aguilar, muitas pessoas nos países da América Latina optaram pelos NEV, e os carros elétricos da China tornaram-se uma escolha popular.
Jimmy Deng, diretor adjunto do Departamento de Automóveis de Passageiros da filial internacional do JAC Group com sede em Hefei, província de Anhui, no leste da China, disse que a empresa deverá exportar de 4 mil a 5 mil veículos elétricos para a América Latina este ano.
Desde o lançamento oficial do veículo elétrico da empresa no México em 2019, a JAC tem sido um dos principais vendedores no mercado mexicano de veículos elétricos, observou Deng, acrescentando que a crescente atenção à redução de carbono nos países da América Latina impulsionou as vendas na região.
O mercado latino-americano é um dos principais destinos das exportações de automóveis da China. Segundo o Escritório Nacional de Estatísticas da China (NBS, sigla em inglês) em 2021, a China exportou cerca de 1,98 milhão de veículos, e o mercado latino-americano representou 26,19% do volume total das exportações, um aumento de 143,6% de ano para ano.
O NEV é uma categoria em rápido crescimento nas exportações de automóveis. De janeiro a julho deste ano, as exportações de NEV da China aumentaram mais de 90% de ano para ano, segundo as estatísticas oficiais.
Margarita Beristain, gerente-geral de operações da JAC Coyoacan, uma concessionária de automóveis mexicana, disse que as vendas de veículos elétricos estão aumentando no México.
“Estando em cidades densamente povoadas com emissão de poluentes, o mercado mexicano está se voltando cada vez mais para veículos elétricos sustentáveis e amigos do ambiente”, disse Beristain.
Sara Silva, uma mexicana que conduz um veículo elétrico chinês há um ano, disse que a experiência mudou a sua percepção dos veículos elétricos e da mobilidade.
Jimmy Deng disse que a indústria de fabrico de automóveis da China tinha alcançado desenvolvimento e avanços nas técnicas, qualidade de produto e estilo, e os NEVs são um representante típico.
A tecnologia é realmente muito importante nestes tempos, especialmente para a condução nas cidades, observou Aguilar, acrescentando que tem sido extraordinário para ele experimentar as tecnologias que vêm da China.
“Estes veículos com tecnologia chinesa abriram também uma nova porta para o povo mexicano se deslocar em direção a veículos puramente elétricos”, disse Silva.
As exportações de automóveis da China em agosto ultrapassaram 300 mil, quebrando um novo recorde. De acordo com os dados da Associação dos Fabricantes de Automóveis da China, 65 mil carros foram exportados em agosto, um aumento de 308% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Nos primeiros oito meses do ano, as exportações de automóveis alcançaram 52,8 milhões e 1 mil, com um aumento de 817% em uma base anual.
O desempenho marcante das exportações de veículos de energia nova chamou a atenção. Em agosto, as exportações de veículos de energia nova mostraram uma tendência de crescimento rápido, atingindo 82,3 mil unidades, com um aumento de 83% em comparação com o mesmo período do ano anterior. As exportações de veículos para energia nova aumentaram em 97,4% nos primeiros oito meses, atingindo 340 unidades. A taxa de contribuição das exportações de veículos de energia nova para o total das exportações de automóveis do país foi registrada como 26,7%.
Li Fei, vice-ministro do Comércio da China, fez uma avaliação sobre o assunto, “Nos últimos anos, a indústria automotiva da China, especialmente o setor de veículos de energia nova, tem se desenvolvido rapidamente e sua competitividade internacional também tem aumentado. Nos primeiros sete meses do ano, as exportações de novos veículos de energia aumentaram mais de 90% em uma base anual, formando um dos pontos brilhantes do comércio exterior. As unidades relevantes aumentarão as medidas de incentivo para acelerar a entrada de novos fabricantes de veículos de energia nos mercados estrangeiros.
10 mil veículos elétricos fabricados na China enviados para a Europa
Além disso, 10 veículos totalmente elétricos fabricados pela empresa chinesa deixaram recentemente o Píer Haitong em Xangai para serem exportados para países europeus. Espera-se que os veículos produzidos pela empresa chinesa SAIC Motor para os mercados globais sejam vendidos para mais de 80 países.
A capacidade de produção anual da fábrica da Tesla em Xangai ultrapassou 750 mil unidades. Na instalação, que é a primeira fábrica da Tesla fora dos EUA e chamada Gigafactory, foram produzidos aproximadamente 300 mil carros no primeiro semestre do ano, enquanto as exportações da fábrica dobraram com o mesmo período do ano anterior, com 97 mil 192 unidades.
O fato de o milionésimo veículo produzido na fábrica Tesla Shanghai ter saído da linha de produção em agosto é um ponto de viragem para a empresa. Até agora, a taxa de descentralização da cadeia industrial na fábrica da Tesla Shanghai ultrapassou 95%.
O nível de fabricação de automóveis na China atrai cada dia mais e mais empresas estrangeiras. Além da Tesla, empresas automobilísticas de capital comum como a BMW Brilliance, Peugeot Citroen, SAIC-GM e Volvo também vendem seus veículos produzidos na China para diferentes países.
Fonte: Diário do Povo