Empreendedorismo

Veículos elétricos chineses ganham espaço na Europa e América Latina

Veículos chineses na Europa
Fonte: Vladislav/ Adobe Stock

Empresas chinesas de veículos de nova energia intensificam sua internacionalização, exportando tecnologia e produtos para diversos mercados. O Porto de Chancay, inaugurado em novembro de 2024 a 80 km de Lima, opera com veículos de nova energia com condução inteligente da UTOPILOT, subsidiária do grupo SAIC. Os caminhões reduziram o tempo de transporte marítimo da América do Sul para a Ásia de 35 para 23 dias, diminuindo custos logísticos e fortalecendo a conectividade entre continentes.

Yan Cheng, gerente de operações, lidera uma equipe de 12 funcionários locais responsável pela frota. Segundo Heng Liang, cientista-chefe da UTOPILOT, os caminhões alcançam alto nível de percepção, planejamento e controle, operando de forma estável mesmo em condições adversas.

Expansão da cadeia automotiva e tecnologia

A Horizon Robotics exporta chips de direção inteligente para veículos de nova energia, apoiando sete montadoras chinesas com mais de 25 modelos distribuídos na Ásia, Europa, Oriente Médio, América do Sul e Austrália. A empresa inaugurou sede em Munique para oferecer suporte local às montadoras.

A XPeng iniciou produção local de veículos elétricos na fábrica da Magna, em Graz, Áustria, com os modelos G6 e G9, marcando seu avanço no mercado europeu. A marca lidera vendas de veículos elétricos premium na região, com índice de recomendação líquida (NPS) superior a 80%.

A CALB iniciou operações em Sines, Portugal, com investimento de 2 bilhões de euros na primeira fábrica europeia da empresa. O projeto inclui produção de células, módulos e pacotes de baterias para veículos de nova energia, com previsão de início das entregas em 2027. Segundo Peng Danli, diretora de projeto, a fábrica fortalecerá o posicionamento da empresa na Europa e ampliará a rede global da CALB.

Do transporte fluvial ao comércio internacional

Em julho, 108 veículos chineses saíram de Chongqing pelo Terminal Internacional de Veículos de Waigaoqiao, em Xangai, rumo ao Porto de Lázaro Cárdenas, no México, aplicando o modelo de transbordo marítimo-fluvial. Segundo autoridades alfandegárias, o transporte fluvial reduziu custos logísticos e aumentou a eficiência, consolidando o porto de Xangai como líder em exportações de automóveis, com 36,7% do total nacional no primeiro semestre de 2025.

Zhan Yubo, pesquisador do Instituto de Economia da Academia de Ciências Sociais de Xangai, destacou que a internacionalização chinesa deixou de se limitar à exportação de veículos completos, formando um modelo de “ecossistema completo”, que inclui veículos, baterias, novos materiais, tecnologia e equipamentos de direção inteligente. Empresas da cadeia industrial também investem em fábricas no exterior e expandem canais internacionais por licenciamento, P&D conjunto e serviços localizados.

Segundo Zhan, ao combinar inovação, produção em larga escala e cooperação tecnológica, as empresas chinesas podem reduzir custos globais, oferecer produtos de qualidade e contribuir para soluções climáticas, consolidando o papel da China na indústria internacional de veículos de nova energia.

Fonte: finance.sina.com.cn