Great Wall Motors, BYD, Leapmotor Technology, Seres e outros fabricantes de automóveis chineses estão exibindo seus carros elétricos no Paris Motor Show 2022, que começou no início desta semana. As marcas chinesas têm o objetivo de expandir sua presença no mercado europeu.
“A UE é um dos mais importantes mercados estrangeiros da Great Wall Motors, e o Paris Motor Show 2022 é a melhor oportunidade para a empresa apresentar seus produtos na Europa”, disse Meng Xiangjun, presidente na unidade de Europa da empresa. “A empresa com sede em Pequim terá mais de 50 modelos de veículo de nova energia (NEV, sigla em inglês) até 2025”, acrescentou ele.
A crescente demanda por veículos elétricos na Europa está criando enormes oportunidades para os fabricantes de automóveis chineses. A BYD está se preparando para entrar em mais de 10 países europeus antes do final deste ano, enquanto a Nio espera fazer negócios em quatro nações da UE até o final de 2025 e está construindo centenas de estações de troca de baterias em todo o continente.
A etiqueta de preço, no entanto, é muito mais alta na Europa do que na China. A BYD, com sede em Shenzhen, por exemplo, está vendendo seus modelos Yuan Plus, Han e Tang pelo dobro do preço pelo qual eles vendem na China a 38 mil euros (US$ 37.190) para os modelos Yuan Plus e 72 mil euros para os modelos Han e Tang.
“Os preços no exterior incluem custos adicionais como tarifas e frete, e o frete é muito alto neste momento”, disse um executivo sênior de um fabricante de carros à Yicai Global.
Mas para aproveitar a nova oportunidade, uma montadora precisa vender pelo menos 100 mil veículos por ano de modo a ganhar dinheiro suficiente para construir sua marca, canais de vendas e capacidade de serviço na UE e não há muitos fabricantes de automóveis chineses que possam conseguir isso no momento, disse um gerente sênior de um fabricante de automóveis.
As exportações de automóveis da China para a Europa estão crescendo rapidamente. Os fabricantes chineses de veículos exportaram 193 mil veículos para a Europa nos primeiros oito meses, mais do que em todo o ano passado, de acordo com a Associação de Carros de Passageiros da China (CPCA, sigla em inglês)
Fonte: The Paper