Economia

Varejo chinês atinge US$1,6 trilhão no primeiro trimestre, 33,9% a mais do que no primeiro trimestre do ano passado

O mercado consumidor da China está recuperando gradualmente seu poder aquisitivo, se tornando cada vez mais estável e melhor.  No primeiro trimestre o consumo de varejo foi de 10,52 trilhões de yuans (aproximadamente US$1,6 trilhão), 33,9% a mais em relação ao primeiro semestre do ano passado, e 8,5% a mais em comparação com o mesmo período no ano de 2019, e crescimento de 1,86% em relação ao quarto trimestre de 2020. As informações são do Ministério do Comércio, publicadas pela Economic View, em 19 de abril.

O faturamento de março de 2021 ante 2020 apresentou um crescimento de 34,2%, e 12,9% contra o mesmo mês de 2019. A velocidade de crescimento em relação a janeiro e fevereiro foi de 0,4 e 6,5 porcentual, respectivamente.

 

Pontos econômicos sobre o crescimento do consumo do varejo

Em primeiro lugar, o crescimento do consumo de mercadorias. No primeiro trimestre, o faturamento das vendas no varejo aumentou em 30,4% em comparação com mesmo período do ano passado, e aproximadamente 10% em relação ao 2019. Tanto os produtos do dia-a-dia quanto bens duráveis apresentaram um crescimento acelerado, entre eles, materiais e equipamentos de comunicação, cosméticos, equipamentos esportivos e de lazer, necessidades diárias entre outros produtos houve um crescimento de mais de 20% nas vendas em relação ao 2019. Produtos high-end também tiveram uma alta nas vendas, especialmente na ilha de Hainan, cuja região deixou de recolher impostos. Alguns centros comerciais (shoppings), outlets cresceram mais de 15% nas vendas em comparação com 2019.

O segundo motivo é a recuperação gradual de consumo dos serviços. No mesmo período citado acima, a receita de produtos de alimentação aumentou em absurdos 75,8% ano-a-ano, recuperando até cerca de 98% de 2019, entre eles, com o aumento de 91,6% em março, superou a marca de 2019; o faturamento das bilheterias dos cinemas está chegando na receita do ano inteiro do ano passado, recuperando cerca de 97% do ano de 2019.

Em março, a receita dos quartos das empresas de alojamento recuperou para aproximadamente 90% de 2019 no mesmo período. Durante o Festival da Primavera, os subúrbios das cidades como Pequim e Xangai houve um crescimento de quase o dobro no consumo de acomodações, e algumas plataformas de e-commerce teve 70% a mais de pedidos de jantares de Réveillon em comparação com o ano retrasado

A terceira razão é o acelerado crescimento do novo tipo de consumo. No primeiro trimestre deste ano, as vendas online de produtos físicos no varejo foram de 25,8% a mais que o primeiro trimestre do ano passado, representando 21,9% do total das vendas online; o volume dos serviços de entrega expressa ultrapassou 20 bilhões de peças, crescendo 75%; venda de veículos automotivos de combustível alternativo aumentou em 2,8 vezes que o primeiro trimestre do ano passado, representando 7,9% do total da venda de veículos.

Algumas plataformas de e-commerce registraram um crescimento de mais de 30% na venda de produtos como fechadura inteligente, robô aspirador, poltrona de massagem entre outros, e ainda em lojas de móveis domésticos se observou um crescimento de mais de 50% nas vendas de móveis inteligentes e personalizados comparado ao mesmo período de 2019.

Por último, a estabilidade geral nos preços para o consumidor final. Os preços voltados para a população se manteu praticamente estável do ano passado para cá, sendo que no mês de março houve um crescimento de apenas 0,4%. A pecuária suína está recuperando suas produções de forma gradual, o estoque de carne suína foi restaurado, e o preço houve uma visível queda, voltando ao normal. O preço da carne suína decresceu 10,9% e 18,4% no comparativo mensal e anual, respectivamente.

Ministério do comércio declarou que, o ritmo ascendente do mercado consumidor no primeiro trimestre é continuação do final do ano passado, o crescimento absurdo é devido principalmente aos fatores incomparáveis causados pela base baixa do ano passado. Os efeitos da pandemia e outros fatores se espalhou em diversas áreas, a população consumidora sofreu inúmeras limitações e restrições, e a recuperação das diferentes regiões, formato de venda e produtos ainda não estava estável, e campanhas de promoção precisava de uma força a mais que o normal. No futuro, observando a melhora e controle no quadro da pandemia, a otimização contínua na estrutura de abastecimento e implementação de políticas e medidas tendo sucesso no âmbito nacional contribuirá para a recuperação positiva constante do mercado consumidor. (APP Jingwei China-Singapura)

 

 

Fonte: Economic Views, Diário do Povo