Tecnologia Economia

Valor de mercado da BYD dispara e chega a 1 trilhão de yuans

Nesta sexta-feira, dia 10 de junho, a BYD disparou 8,19% e seu valor total de mercado ultrapassou 1 trilhão de yuans, chegando a 1,015 trilhão de yuans, cerca de US$ 150,87 bilhões. A BYD também se tornou a primeira marca de automóveis de propriedade própria entrar no marco de 1 trilhão de yuans.

Com esses dados, a BYD, como uma empresa unicamente de veículos, atingiu o ponto mais alto no valor de mercado de todas essas empresas, sendo 5 vezes maior do que a maior empresa automotiva privada da China.

Em 2021, as vendas de carros passageiros da BYD são de 730 mil unidades, muito mesmo que a Geely Automobile e SAIC (e marcas de joint venture). No entanto, até 2022, os dados de janeiro a maio mostram que o volume de vendas da BYD foi de 510 mil unidades, contra 480 mil da Geely e 410 mil da GWM. Além disso, as vendas da BYD nesse período aumentaram 161% ano a ano, enquanto a Geely e GWM tiveram uma queda de 8% e 19,36% anualmente. Seguindo essa tendência, este ano a BYD logo se tornará o rei das marcas independentes chinesas.

A ascensão da BYD

A ascensão da BYD é obviamente de importância histórica. Em 2003, a BYD entrou no setor automotivo como a identidade de rainha das baterias recarregáveis para celulares. A ideia era construir veículos elétricos, mas foi esmagada por gestores de fundos no exterior e queria que Wang Chuanfu, presidente e CEO, mudasse de ideia, mas ele não cedeu.

A fim de obter fluxo de caixa positivo para o desenvolvimento de veículos elétricos, Wang Chuanfu adquiriu urgentemente a então problemática estatal Qinchuan Automobile. Ao mesmo tempo, seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Xangai comprou diretamente um Corolla da Toyota para pesquisa, e criou uma versão doméstica do veículo: BYD F3, sendo um grande sucesso quando chegou ao mercado.

Em 2008, a BYD lançou seu primeiro modelo híbrido plug-in, o F3DM. Wang anunciou na conferência de imprensa que a BYD seria a número 1 da China em 2015, e a número 1 no mundo em 2025, o que foi alvo de ridicularização por toda a indústria automotiva até 2020.

Crescimento de outras empresas do setor

No final do fechamento, o valor de mercado da CATL, gigante de baterias de energia, era de 1,058 trilhão de yuans, e o SAIC, o maior grupo estatal de empresas automotivas da China, fechou com 205 bilhões de yuans.

Os outros dois reis das empresas automotivas privadas da China, o market share da Great Wall Motors era de 338,1 bilhões, enquanto o valor total de ações da Geely Auto fechou com 131,2 bilhões.

Além disso, a empresa também possui negócio de bateria de celular, componentes de celular e bateria recarregável junto com os veículos, e seu valor de mercado se aproxima da CATL pela primeira vez, que teve seu pico de 1,6 trilhão.

 

Fonte: Weibo