O CCTV News informou hoje que, no dia 21 de Setembro, a OMS deu uma entrevista coletiva. Na entrevista, o diretor-geral da OMS, Dr. Tedros Adhanom, disse que quase 200 novas vacinas para COVID-19 em todo o mundo estão em testes clínicos ou pré-clínicos, porém nem todas serão desenvolvidas com sucesso. “Trabalhar juntos por meio do COVAX Facility não é uma questão de caridade, é do interesse de cada país controlar a pandemia e acelerar a recuperação econômica global”, disse o diretor.
A cientista-chefe da OMS, Soumya Swaminathan, disse que o projeto de pesquisa e desenvolvimento da nova vacina para COVID-19 na China é muito dinâmico, e que várias vacinas candidatas, em estágio de testes clínicos, estão na liderança. Atualmente, algumas vacinas têm se mostrado eficazes em ensaios clínicos.
A OMS está desenvolvendo o “Plano de Implementação da Nova Vacina para COVID-19”, que deverá fornecer 2 bilhões de doses da nova vacina até o final de 2021, com o objetivo de garantir que todos os países possam obtê-la ao mesmo tempo, dando prioridade aos trabalhadores da área da saúde, aos idosos e a outras pessoas que pertencem a grupos de risco.
Fonte: 21 Jingji; News.163