Com a ajuda da China, a Turquia, o país com o maior número de casos confirmados de Covid-19 no Oriente Médio, iniciará a vacinação em massa entre os dias 14 e 15. Após uma reunião do gabinete em 11 de janeiro, o presidente turco Recep Tayyip Erdoğan disse: “A Turquia está acompanhando a produção global de vacinas. Recebemos 3 milhões de doses da vacina chinesa. Espero que comecemos a vacinação na quinta (14) ou sexta-feira (15)”.
De acordo com o relatório, as primeiras 3 milhões de doses da nova vacina contra coronavírus encomendadas pela Turquia com a Sinovac Biotech Ltd., da China, chegaram à capital turca, Ancara, em 30 de dezembro de 2020. Em seguida, a Agência Turca de Medicamentos e Dispositivos Médicos começou a testar as amostras de vacinas por um período de 14 dias. Se os resultados forem positivos, a Direção Turca de Medicamentos e Dispositivos Médicos autorizará o uso emergencial desta vacina.
O Ministro da Saúde turco Fahrettin Koca disse em 24 de dezembro do ano passado que os dados preliminares nos ensaios clínicos da fase III do país mostraram que a eficácia da vacina chinesa era de 91,25%. Ele também anunciou que receberia a vacina juntamente com os trabalhadores da área de saúde.
Koca havia apontado que a Turquia deve receber 50 milhões de doses da vacina contra covid-19 produzida pela Sinovac até o final de fevereiro. Além disso, o governo turco também planeja comprar 4,5 milhões de doses da vacina, desenvolvida em colaboração entre a empresa farmacêutica americana Pfizer e a empresa alemã de biotecnologia BioNTech, até o final de março, com uma possibilidade de compra de 30 milhões de doses adicionais.
A vacinação na Turquia será realizada em quatro fases. A primeira fase é destinada a grupos de alto risco, como trabalhadores da área de saúde e pessoas com mais de 65 anos de idade, e estima-se que 9 milhões de pessoas sejam vacinadas.
Estatísticas em tempo real da Universidade Johns Hopkins nos Estados Unidos mostram que no dia 12 de janeiro, das 17h de Pequim, o número cumulativo de casos confirmados de covid-19 na Turquia excedeu 2.336.476 e o número de mortes foi de 22.981.
Erdogan disse que as restrições de prevenção de epidemias impostas na Turquia serão gradualmente retiradas à medida que o número de novos casos de coroa cair para um certo número.
Presidente da Indonésia é vacinado com CoronaVac hoje
(Presidente da Indonésia, Joko Widodo, recebendo a vacinação em público)
O Presidente da Indonésia Joko Widodo recebeu a vacinação em público hoje. Ele foi a primeira pessoa a ser vacinada na primeira rodada de imunização em massa no país. Ele prometeu que a nova vacina seria dada gratuitamente a todos os cidadãos.
A vacina contra o coronavírus CoronaVac, desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac, sediada em Pequim, teve um bom desempenho no teste clínico na Indonésia. A vacina está pronta para a distribuição. O programa de imunização com a CoronaVac iniciou em todo o país a partir desta quarta-feira, 13 de janeiro de 2021.
Leia Mais: Indonésia iniciará vacinação em massa com CoronaVac no dia 13
Fonte: 21 caijing; People’s Daily