Tecnologia Economia

Indonésia iniciará vacinação em massa com CoronaVac no dia 13

A vacina contra o coronavírus CoronaVac, desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac, sediada em Pequim, teve um bom desempenho no teste clínico na Indonésia. A vacina está pronta para a distribuição e a vacinação com a CoronaVac iniciará em todo o país a partir de 13 de janeiro de 2021.

O presidente da Indonésia, Joko Widodo, será a primeira pessoa a ser vacinada na primeira rodada de vacinação em massa. Ele prometeu que a nova vacina seria dada gratuitamente a todos os cidadãos.

(Fonte: Bloomberg; Presidente da Indonésia, Joko Widodo no G20)

De acordo com a Bloomberg, o presidente Widodo será vacinado junto com o público e representantes militares no dia 13 de janeiro com o objetivo de “construir a confiança do público na vacina” e todo o evento será transmitido pela televisão.

Até agora, são 3 milhões de doses da CoronaVac entregues na Indonésia. O governo está aguardando que a Autoridade Indonésia de Alimentos e Drogas emita uma autorização de uso emergencial.

O Ministro da Saúde da Indonésia, Budi Gunadi Sadikin, disse que o país precisa de mais de 67% da população total, cerca de 181 milhões de pessoas, para ser vacinada e alcançar a imunidade do rebanho.

Além disso, a Indonésia tem uma encomenda de 329 milhões de doses de vacinas, principalmente das instituições Pfizer/BioTech e AstraZeneca/Oxford, de acordo com a Reuters.

 

Informações básicas sobre a vacina da China

 

  1. Como funciona a vacina, quantas doses precisam ser aplicadas?

Entende-se que o cronograma de imunização recomendado para a vacina da Covid-19 é de 2 doses, separadas por pelo menos 14 dias, no músculo deltoide superior do braço.

  1. Pessoas de qual faixa etária podem receber a vacinação?

A faixa etária para a vacinação, no momento, está entre 18 e 59 anos de idade.

  1. Quanto tempo duram os anticorpos após a vacinação?

As evidências atuais ilustram que os anticorpos permanecem em níveis elevados por mais de 6 meses, atendendo aos requisitos estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde.

  1. Quais são as possíveis reações adversas à vacinação?

Reações adversas comuns incluem: dor de cabeça e febre, tosse, vermelhidão localizada no local da vacinação, perda de apetite, vômitos, diarreia, entre outros.

  1. Posso tirar a máscara depois de receber a vacinação?

Até o momento, nenhuma vacina é 100% eficaz e um pequeno número de pessoas podem não produzir anticorpos depois da vacinação. Até que a imunidade de grupo seja estabelecida, medidas de proteção como o uso de uma máscara e a lavagem regular das mãos ainda são necessárias.

Além disso, a vacina do covid-19 não é recomendada para ser administrada ao mesmo tempo que as outras vacinas.

 

 

Imagem da capa retirado da página oficial do Instituto de Butantan

Fonte: Guancha Syndicate; Tencent News; youth.cn