Cultura

Trens turísticos de Xinjiang oferecem viagens de luxo e imersão cultural

Viagens de luxo
Fonte da imagem: Divulgação

Setembro marca o início da temporada de maior fluxo turístico em Xinjiang. Visitantes de diferentes regiões da China buscam conhecer as paisagens naturais e o patrimônio cultural local. Nesse contexto, cresce a opção por viajar de trem, com destaque para o Expresso Novo Oriente, conhecido como o “hotel sobre trilhos da Rota da Seda”.

O trem, que integra a caravana de entrevistas “De trem-bala para ver a China – testemunhando as mudanças de Xinjiang”, tornou-se referência do turismo ferroviário na região. As viagens duram mais de dez dias e os bilhetes, que ultrapassam RMB 10 mil, têm alta procura.

Estrutura do Expresso Novo Oriente

O Expresso Novo Oriente é composto exclusivamente por cabines-leito. A categoria “Blue Diamond” oferece cabines duplas com banheiro compartilhado. O vagão “Silver Diamond” reúne suítes com cama de casal, quartos executivos e opções familiares. Já a “Gold Diamond” dispõe de banheiro privativo, janela panorâmica, escrivaninha e guarda-roupa.

Viagens de luxo
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Cada vagão leva o nome de um ponto turístico de Xinjiang e traz informações culturais e gastronômicas da região. O trem também conta com carro-restaurante e vagão-bar equipado com piano e karaokê. Logo no embarque, os passageiros participam de um jantar de recepção.

Segundo Lin Wen, secretário do Partido do Departamento de Turismo da Xinjiang Railway Tourism Development Group, cada viagem recebe em média mais de 70 passageiros. A composição entre as categorias Blue, Silver e Gold Diamond varia conforme o perfil dos grupos. Uma equipe acompanha todo o trajeto, responsável por alimentação, transporte, passeios e pelo registro das sugestões dos clientes.

Turismo sobre trilhos

Nos últimos anos, a China Railway Urumqi Group lançou diferentes produtos ferroviários turísticos, como o Expresso Novo Oriente, o Tianshan e o Tour do Deserto de Taklamakan. Essas iniciativas reforçam a marca “Xinjiang é um bom lugar”.

O Expresso Novo Oriente oferece quatro rotas turísticas integradas. A mais procurada é o circuito Sul-Norte Xinjiang, com duração de 12 a 14 dias. O trajeto inclui mais de 20 pontos turísticos, como Tianchi, Kanas, Hemu, Praia Colorida, Lago Sayram, Nalati, Bayinbuluke, Cânion de Kuqa, Lago Baisha e a cidade antiga de Kashgar.

Até agora, Xinjiang operou 361 trens turísticos, que transportaram cerca de 200 mil passageiros, nacionais e estrangeiros. A iniciativa conecta paisagens, estimula o consumo e integra turismo e cultura.

A China Railway Urumqi Group firmou acordos com hotéis e pousadas para complementar as viagens. Os turistas passam parte do trajeto hospedados em terra, em acomodações selecionadas conforme o perfil dos grupos.

Turismo prateado em expansão

O setor tem registrado aumento da demanda por viagens voltadas ao público idoso. Durante o verão, a rede ferroviária chinesa operou 579 trens turísticos, 31% a mais que no ano anterior. Nesse contexto, os chamados “trens para idosos” consolidaram-se como tendência.

No caso do Expresso Novo Oriente, 70% dos passageiros têm entre 50 e 70 anos. O ritmo mais lento, as atividades culturais e o conforto oferecido atraem esse público. Em janeiro de 2025, nove órgãos nacionais lançaram o Plano de Ação para Expandir os Trens de Turismo Prateado e Promover o Consumo de Serviços, com a meta de estruturar até 2027 uma rede ferroviária nacional dedicada aos idosos.

O Expresso Novo Oriente já inclui recursos de acessibilidade, como pisos antiderrapantes, corrimãos, botões de emergência, equipamentos médicos básicos e cuidadores profissionais. O cardápio é adaptado e as atividades seguem ritmo adequado ao público.

A previsão é que Xinjiang opere 100 trens turísticos em 2025, sendo 70% a 80% com passageiros idosos. Estão previstas ainda rotas temáticas que exploram as quatro estações do ano, com foco em paisagens naturais e tradições culturais locais.

Fonte: chinanews.com.cn