Tecnologia

Tianwen-1, sonda chinesa, divulga as primeiras imagens panorâmicas coloridas do Marte

A Administração Espacial Nacional da China (CNSA, sigla em inglês), apresentou nesta sexta-feira (11), as primeiras imagens científicas colorida da superfície de Marte, que foi publicado pela sonda Tianwen-1, e capturadas pelo veículo espacial Zhurong, ilustrando-se a panorâmica de aterrissagem, a topografia do Marte e outras imagens que refere a superfície desse planeta vermelho. A publicação dessas imagens científicas marcou como o grande sucesso para as missões de exploração à Marte da China. Segundo as informações da mídia CCTV e a Pingwest.

Fonte: CNSA; A panorâmica da superfície de Marte registrada pelo veículo espacial Zhurong.

A imagem panorâmica do ponto de aterrissagem, é revelada quando o Zhurong ainda não foi totalmente aterrissado na superfície terrestre de Marte. E foi fotografada pela câmera de navegação do Zhurong por 360°, e montada a partir de uma série de imagens capturadas em posições diferentes. As imagens mostram que o terreno perto do local de aterragem é plano e o horizonte de Marte à distância, e que a abundância e o tamanho dos blocos estão de acordo com o esperado, o que indica que a escolha autônoma do local de aterragem e a levitação para evitar obstáculos têm funcionado bem.

Fonte: CNSA; A imagem refere-se a topografia do Marte capturado pelo veículo espacial Zhurong.

A topografia do Marte, além de ter sido a 1a imagem topográfica registada pela câmera de navegação do veículo espacial Zhurong, é revelado também logo após o seu pouso neste Planeta. A imagem ilustra que a superfície próxima é mais plana, com uma distribuição de blocos de diferentes tamanhos, com bordas lisas, mais claras e semienterradas, e uma cratera circular mais distante, com blocos de cores mais escuras e angulares, e várias dunas ao longe.

Fonte: CNSA; A imagem refere-se o “marco chinesa” capturado pelo veículo espacial Zhurong.

A imagem o “marco chinês”, foi registrada quando o veículo espacial Zhurong pousou à Marte, e em seguida, dirigiu-se a 60° à direção ao Sul da sua plataforma de aterragem, com cerca de 6 metros de distância. Esta imagem mostra a bandeira chinesa perto da plataforma de pouso e a rica detalhes da superfície geomorfológica.

Fonte: CNSA; A imagem refere-se o “rondamento” capturado pelo veículo espacial Zhurong.

A imagem de “rondamento”, é revelada por uma câmera instalada embaixo do seu veículo, e enquanto o veículo espacial se movia para cerca de 10 metros na direção ao sul da plataforma de pouso. E através dessa câmera, foi registrada a foto do processo de pouso.

A primeira missão de exploração à marte foi totalmente iniciada em 2013 e o projeto foi aprovado em janeiro de 2016. E no dia 23 de julho de 2020, a sonda Tianwen-1 foi enviada com sucesso no centro de lançamento Wenchan, Hainan, após passar por transferência da órbita terrestre para a marciana, captura do Marte, estacionamento em Marte, o pouso em Marte e outras fases científicas de exploração, todos eles tiveram uma abertura bem-sucedido. E até o dia 11 de junho, essa espaçonave já circunda na órbita de retransmissão em boas condições, e com 28 dias trabalhando na órbita marciana.

 

Tradução: Mei Zhen Li

Fonte: Pingwest; CCTV;