A Tesla informou que as entregas do Model Y em cidades como Xangai, Hangzhou e Nanjing começaram na segunda-feira, 18.
A empresa disse que entregou seu primeiro lote de veículos Model Y feitos em Xangai para clientes na China na segunda-feira, outro marco para a fabricante de veículos elétricos dos EUA no maior mercado desse tipo de veículo do mundo.
A Tesla lançou o projeto para fabricar veículos Model Y em 7 de janeiro de 2020, o segundo veículo a ser produzido e entregue a clientes chineses em sua Shanghai Gigafactory – sua primeira fábrica fora dos Estados Unidos. A empresa lançou a produção do sedã Modelo 3 no final de 2019, e as entregas começaram em dezembro do mesmo ano.
“As entregas do Modelo Y em Xangai, Hangzhou, Nanjing, Suzhou, Wuhan, Hefei, Wenzhou, Wuxi, Changzhou, Ningbo e outras cidades começaram oficialmente”, disse Tesla em sua conta oficial do Weibo na segunda-feira, sem revelar o número exato de entregas.
O Model Y, fabricado na China, tem autonomia de até 594 quilômetros e é vendido por 339.900 yuans (US$ 52.000). O preço é menor do que alguns de seus concorrentes, incluindo Audi A4, BMW série 3 e Mercedes C. O CEO da Tesla, Elon Musk, disse uma vez que o Modelo Y tem potencial para vender mais que todos os outros veículos que fabrica.
O Model Y, fabricado na China, tem autonomia de até 594 quilômetros e preço inicial de 339.900 yuans (aproximadamente R$ 260.000), um preço inferior ao de alguns de seus modelos rivais.
(Fonte: Pandaily, Tesla Weibo; Model Y fabricado na China)
A Tesla, que se tornou a montadora de automóveis mais valiosa do mundo no ano passado, vendeu cerca de 120.000 veículos na China em 2020, ao aumentar a produção em Xangai e a construção de redes de recarga.
A Tesla construiu e lançou mais de 720 estações de superalimentação com mais de 5.700 compressores na China, o maior mercado de automóveis e veículos elétricos do mundo. Só em Xangai, estão 86 estações e mais de 880 compressores, de acordo com a Xinhua News.
As vendas de veículos de energia nova (NEVs), que incluem carros elétricos a bateria, híbridos plug-in e células de combustível a hidrogênio, devem crescer de 30 a 40% na China para cerca de 1,8 milhão de unidades em 2021, de acordo com uma pesquisa da Reuters citando a Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis.
As autoridades chinesas esperam que 30% dos carros vendidos até 2025 tenham conectividade inteligente e têm fornecido amplo apoio político ao setor, incluindo subsídios fiscais, leis de placas de veículos, benefícios de registro e investimentos em infraestrutura de cobrança.
Fonte: Pandaily