As unidades da Tesla em Xangai e Pequim registraram um plano de recall junto à Administração Nacional de Supervisão de Mercado da China. A marca está fazendo o recall de alguns veículos elétricos Model S e Model X importados, e alguns veículos Model 3 e Model Y produzidos na China, produzidos entre 15 de outubro de 2020 e 17 de julho de 2024, totalizando 1.683.627 veículos.
O recall segue as regras do “Regulamento de Gerenciamento de Retirada de Produtos Automotivos Defeituosos” e o “Método de Implementação do Regulamento de Gerenciamento de Retirada de Produtos Automotivos Defeituosos” da China. As informações são do Centro Técnico de Retirada de Produtos Defeituosos da Administração Nacional de Supervisão de Mercado.
Segundo a agência de notícias Xinhua, alguns dos veículos dentro do escopo deste processo de recall podem não detectar que a tampa da bagageira dianteira está destrancada após o desbloqueio da mesma, e o sistema de fechamento da bagageira pode não emitir um aviso de que a bagageira dianteira não está trancada. Em casos extremos, isso pode resultar na abertura da bagageira enquanto o veículo está em movimento, afetando a visão do motorista e aumentando o risco de colisão, representando um risco de segurança ao conduzir esses veículos.
A Tesla Automotive (Beijing) e a Tesla (Shanghai) atualizarão o software dos veículos afetados gratuitamente através da tecnologia de atualização remota (OTA), permitindo que os veículos identifiquem falhas no sistema de aviso de abertura e fechamento da bagageira e emitem avisos visuais e sonoros. Além disso, os veículos com falhas detectadas no sistema de aviso do fechamento da bagageira serão reparados gratuitamente para eliminar o risco de segurança. Para os veículos que não podem ser atualizados através da tecnologia OTA, os centros de serviço da Tesla entrarão em contato com os usuários para implementar o processo de recall.
A Tesla Automotive (Beijing) a Tesla (Shanghai) notificarão os proprietários afetados por meio de cartas registradas e mensagens de texto para organizar os procedimentos de reparo. Os usuários podem consultar por telefone celular ou fixo, ligando para a linha de serviço ao cliente da Tesla na China.
Fonte: xinhuanet.com