Após um forte aumento nos preços das ações neste ano, a Tencent mais uma vez ultrapassou o Facebook em valor de mercado para se tornar a empresa de mídia social mais valiosa do mundo. Em 2017, o valor de mercado da Tencent superou o Facebook pela primeira vez.
No dia 29 de julho, as ações da Tencent fecharam com um valor de mercado de HK$ 5,17 trilhões (R$ 3,4 trilhões), enquanto o valor de mercado do Facebook foi de US$ 656,15 bilhões (R$ 3,39 trilhões) no fechamento do mercado de ações dos EUA na terça-feira.
Este ano, o preço das ações da Tencent subiu de 381 yuans (R$ 281) para 541 yuans (R$ 399), um aumento acumulado de cerca de 42%, e o valor de mercado aumentou cerca de HK$ 1,56 trilhão (R$ 1,04 trilhão)
Fundada em 1998, a Tencent tem uma história mais longa que o Facebook, fundado em 2004. No entanto, como o Facebook atrai usuários globais, enquanto a Tencent está estabelecida principalmente na China, ainda existe uma lacuna significativa no número de usuários.
De acordo com o relatório financeiro do Facebook do primeiro trimestre de 2020, seus usuários ativos mensais, incluindo Facebook, Instagram, WhatsApp e Messenger, excederam 3 bilhões pela primeira vez.
Em termos de cada aplicativo, o WhatsApp ocupa o primeiro lugar no ranking global de aplicativos sociais, com mais de 1,6 bilhão de usuários. O Facebook ocupa a segunda posição, com mais de 1,3 bilhão, enquanto o WeChat, o aplicativo social mais popular da China, ocupa o terceiro lugar com mais de 1,1 bilhão de usuários. QQ ficou em quarto lugar, com 800 milhões de usuários.
Fonte: mydrivers.com
Imagem principal: Choo/ Adobe Stock