De acordo com os dados, só no primeiro semestre, a Tencent já investiu em 43 empresas de jogos, ou seja, em média, uma empresa de jogos a cada quatro dias. A Byte Dance, que sempre acreditou no “milagre da força”, adquiriu a empresa de jogos, Moonton, por US$ 4 bilhões, concluindo a maior fusão e aquisição na indústria de jogos no primeiro semestre do ano.
Segundo os dados mostrados, em 2020, a indústria de jogos teve 191 investimentos e financiamentos, e nos primeiros semestres deste ano chegou a 116 investimentos e financia.
Mas os jogos continuam a ser uma indústria com uma taxa de sucesso extremamente baixa, especialmente quando se trata de projetos To C que envolvem conceitos de ponta como o jogo na nuvem, e até mesmo “sobreviver” é um desafio; o investimento em jogos continua a enfrentar o problema da difícil saída, com poucos projetos que podem completar o IPO nos últimos anos.
A miHoYo rotulou a “Genshin Impact” como a “metaverso da China”, e seu CEO, o Cai Haoyu mencionou em uma imprensa deste ano, que ele espera criar “mundos virtuais” para as pessoas do mundo inteiro nos próximos 10 a 30 anos. Ao mesmo tempo, a miHoYo acelerou a construção de mundos virtuais através de investimentos, com US$ 169 milhões, e US$ 150 milhões investidos em uma empresa de serviços de tecnologia de jogos em nuvem, o Welink, que lidera a era, investindo em conceitos de ponta.
No mês passado, a Bilibili publicou um relatório financeiro não auditado para o primeiro trimestre, em que a receita de jogos móveis foi de 1,1707 bilhão de yuans (US$ 181,34 milhões), um aumento de 2% em comparação ao ano passado, representando 30% de sua receita total. Em comparação com a participação de 80% do negócio de jogos quando se tornou público pela primeira vez, a estrutura ecológica da receita está agora gradualmente se diversificando.
No primeiro semestre deste ano, a Bilibili investiu em um total de 9 empresas de jogos, mais do que o ano passado, e o montante único está basicamente acima do nível do bilhão.
Em comparação com a Tencent, a Byte Dance, que está no circuito do jogo há apenas três anos, conseguiu algumas conquistas gradualmente através da sua plataforma na área de jogos nos últimos anos.
Em fevereiro deste ano, o seu site oficial de jogos Zhaoxiguangnian foi lançado oficialmente, e em seguida foram lançados o “basquete de rua”, o “tiroteio” e vários outros jogos. O site irá lançar junto com a CMGE Technology, o “ONE PIECE” para o público em geral. Segundo as análises da Sensor Tower, em maio de 2021, na tabela de receitas de jogos móveis da App Store na China, o “ONE PIECE” ficou no TOP5 pela primeira vez.
Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: 36Kr