Em 2021, a Huawei integrou com vários operadores de telecomunicações para realizar testes da tecnologia de 5G, Massive MIMO, em diferentes regiões. A tecnologia tem o objetivo de integrar múltiplas antenas e receptores em um sistema base de estação sem fio, para reaproveitar os sinais que são refletidos durante seu percurso, permitindo a minimização da perda de sinal no meio do espaço e aumentando a sua taxa de transferência. As informações são da mídia IThome, publicadas nesta sexta-feira (3).
A Huawei afirma que, durante a era 4G, a tecnologia Massive MIMO já tinha sido aplicada à estação base. A tecnologia requer uma garantia abrangente de capacidade de transmissão de dados, engenharia de antenas, adaptação de software e hardware, e é relativamente difícil de manusear. A Huawei lançou o primeiro protótipo de laboratório do mundo em setembro de 2014, juntamente com China Mobile, e um ano depois lançou o protótipo comercial Massive MIMO. Mais tarde, a estação base da Huawei com esta tecnologia foi aplicada em cidades como: Beijing, Shanghai e Tóquio, realizando uma taxa de medição de velocidade mais de 650Mbps em uma única portadora e ainda dobrou a cobertura do sinal da estação base.
Entretanto, as autoridades dessa tecnologia dizem que a Massive MIMO é ideal para ser implementada no ambiente urbano denso, principalmente em regiões com edifícios altos, metrô, condomínios residenciais, onde a cobertura do sinal não alcança de forma satisfatória, devido à terrenos complexos. Além disso, esta tecnologia tem uma vantagem de reduzir o custo para as pessoas, e sem ser necessário trocar os terminais de rede.
Após a chegada da tecnologia 5G, a Huawei ampliou ao mesmo tempo o foco nos projetos de desenvolvimento de tecnologia, lançou uma variedade de dispositivos comerciais sucessivamente, impulsionando a segunda geração do Massive MIMO. Isso trouxe uma melhor integração do dispositivo junto com a estação base, com um tamanho menor e mais leve, reduzindo o custo de implantação da atualização da rede 5G e alcançando mais de 10 vezes a atualização da experiência em comparação com a 4G. Além do acesso múltiplo por divisão do tempo (TDD, sigla em inglês), a Huawei também está impulsionando o sistema de comunicação Duplex para geração do Massive MIMO.
Essa terceira geração do Massive MIMO tem o intuito de seguir o caminho de projeto de energia limpa, econômica e proteção ambiental. Em relação, as gerações antigas esta tecnologia tinha apenas 0,3 m2 de área de barlavento e o espaço de superfície que era mal aproveitado. Mas com a nova versão verde do Massive MIMO, com uma potência de transmissão de 160W, pode atingir a cobertura tradicional de 320W e reduzir o consumo de energia em mais de 50%.
Além disso, esta nova geração de Massive MIMO é capaz de aumentar a cobertura de variação da ligação em 3dB, ou seja, faz com que os usuários possam ter uma melhora de 30% a mais em sinais de telecomunicação, reduzindo o custo e a quantidade de construção de estações de base.
Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: IThome