Cultura

Técnicas de processamento de chá chinês viram patrimônio cultural intangível da UNESCO

técnicas tradicionais de processamento de chá da China

As técnicas tradicionais de processamento de chá da China e as práticas sociais associadas foram adicionadas à lista do patrimônio cultural intangível da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) na terça-feira (29).

O item “Técnicas tradicionais de processamento de chá e práticas sociais associadas na China” passou no exame da 17ª sessão do Comitê Intergovernamental da UNESCO para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Intangível realizado em Rabat, capital do Marrocos.

Técnicas de processamento de chá chinêsO chá é onipresente na vida cotidiana chinesa, já que o chá fervido é servido em famílias, locais de trabalho, casas de chá, restaurantes e templos, entre outros. É também uma parte importante da socialização e de cerimônias como casamentos e sacrifícios, disse a UNESCO.

As técnicas tradicionais de processamento de chá da China e as práticas sociais associadas envolvem o conhecimento, habilidades e práticas em torno da gestão de plantações de chá, colheita de folhas de chá, processamento manual, beber e compartilhar.

Técnicas de processamento de chá chinêsO país tem uma longa história de plantação de chá, colheita de folhas de chá, processamento manual e bebida. Com base nas condições naturais e costumes locais, os produtores de chá desenvolveram seis categorias de chá: verde, amarelo, flor, branco, oolong e chás pretos.

Técnicas de processamento de chá chinêsAs técnicas são encontradas principalmente nas províncias e regiões autônomas de Zhejiang, Jiangsu, Jiangxi, Hunan, Anhui, Hubei, Henan, Shaanxi, Yunnan, Guizhou, Sichuan, Fujian, Guangdong e Guangxi. As práticas sociais relacionadas ao chá foram difundidas por todo o país e compartilhadas por múltiplos grupos étnicos.

Técnicas de processamento de chá chinês
O chá chinês já se tornou um importante meio de comunicação e aprendizado mútuo entre as civilizações chinesa e estrangeira.

A China ocupa agora o primeiro lugar no mundo com 43 itens na lista do patrimônio cultural intangível.

Técnicas de processamento de chá chinês

Técnicas de processamento de chá chinês

chá chinês

técnicas tradicionais de processamento de chá da China

Fonte: China Daily