Empreendedorismo

Taobao, do Grupo Alibaba, estabelece empresa estúdios para live commerce

Taobao Alibaba
Yan Ke (C), um streamer ao vivo do Taobao Live, trabalha na cidade de Changshu Garments em Changshu, Província de Jiangsu, leste da China, em 17 de agosto de 2020. (Xinhua)

Com o comércio eletrônico ao vivo (live commerce) ganhando cada vez mais popularidade entre os consumidores chineses, o Taobao, pertencente ao Alibaba Group Holding, estabeleceu uma empresa para oferecer novos estúdios de vendas ao vivo no mercado online. A Zhejiang Taobao Livestreaming E-Commerce foi recentemente fundada pelo Taotian Group da Alibaba, com um capital registrado de 10 milhões de yuans (US$ 1,4 milhão), de acordo com dados corporativos da Tianyancha.

A principal acionista da empresa é a Beijing Baina Yuedong Technology, cujo representante legal é Cheng Daofang, chefe do departamento de negócios de conteúdo e transmissão ao vivo do Taobao. O objetivo da transmissão ao vivo do Taobao é fornecer suporte para novos apresentadores de vendas ao vivo que não possuem suas próprias equipes de transmissão ao vivo, conforme explicou o diretor Yuan Ge.

Este serviço de hospedagem visa ajudar novos streamers de live commerce e empresas a reduzir os custos operacionais no início e minimizar o risco de investimento. Yuan destacou que a empresa irá cooperar com os streamers para definir um mínimo de receita aceitável e será flexível na distribuição dos lucros. Os contratos têm duração de meio ano, permitindo que os streamers se retirem a qualquer momento. É importante ressaltar que a empresa não pretende competir com outras redes multicanal.

A Taotian, que administra as populares plataformas de varejo Taobao e Tmall, possui uma compreensão sólida do mercado e será capaz de fornecer os recursos necessários para os streamers ao vivo, de acordo com Zhuang Shuai, fundador da Bailian Consulting e especialista em varejo de comércio eletrônico. A formação desta empresa dedicada a novos estúdios de transmissão ao vivo fortalecerá os laços entre o Taobao e os apresentadores de vendas ao vivo, criando uma relação próxima e estável.

No entanto, é possível que o Taobao seja submetido a escrutínio devido à distribuição de recursos para seu próprio negócio de hospedagem de vendas ao vivo, alertou Li Chengdong, fundador do think tank Dolphin e analista de comércio eletrônico. Isso poderia também testar os relacionamentos do Taobao com as redes multicanal de terceiros.

Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: East Money
Imagem principal: Xinhua